Delegação da AMAU presente na XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Esta semana a capital federal foi palco do maior evento municipalista do país. De terça (19) à quinta-feira (22), Brasília recebeu mais de 12 mil gestores públicos, durante a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovido pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios). E a AMAU, esteve presente com uma delegação, que representou praticamente os 32 municípios da associação.

Nesse ano, o tema da Marcha foi “Autonomia Municipal: a força que transforma o Brasil”, e destacou a importância de fortalecer os municípios como protagonistas no desenvolvimento nacional.

Os debates giraram em torno de temas centrais para os municípios, como a PEC da Sustentabilidade Fiscal (66/2023), a participação dos entes locais no Comitê Gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) – previsto na reforma tributária –, além de pautas prioritárias nas áreas da saúde e da educação.

O presidente da AMAU e prefeito de Marcelino Ramos, Delfim, fala da presença maciça dos municípios do Alto Uruguai: “buscamos soluções para os nossos municípios e também para a região e as pautas municipalistas que dialogam diretamente com cada um dos prefeitos, que estão na linha de frente, em busca constante de dar respostas as demandas da comunidade”.

Delfim foi enfático nas pautas que versaram sobre a agricultura, que vem sofrendo nos últimos anos come estiagens consecutivas e fortes enxurradas: “tivemos uma audiência no Ministério da Agricultura, juntamente com a presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira, e o deputado Alceu Moreira, buscando soluções para as questões relacionadas às dívidas dos agricultores, que não querem dar calote, e sim precisam de prazo para honrar seus compromissos. Busca-se a securitização dessas dívidas. Mas outras soluções estão sendo discutidas em prol dos agricultores, que precisam de socorro”.

Sobre as pautas municipalistas, Delfim reforça que “é necessário menos dinheiro para Brasília e mais recursos para os municípios, que é onde tudo acontece”. Para ele, as diversas pautas tratadas ao longo da semana, durante a Marcha, trarão resultados práticos aos municípios, região e estado”.

“A nossa AMAU tem uma característica de trabalhar sempre de forma muito unida, nas buscas de soluções para a região. Entre os temas junto a bancada gaúcha, a busca de recursos para o hospital Santa Terezinha, e outras casas de saúde do Alto Uruguai”, finaliza o presidente Delfim.

Por: Ascom AMAU 

destaque