Defesa civil alerta para risco hidrológico em várias regiões do RS

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualiza a condição hidrológica, que é de rios entre limiar de normalidade e crítico para níveis baixos por todo o estado, com tendências de declínio ou estabilidade, e sem registro de precipitações significativas nos últimos dias.

Em função dos acumulados previstos para os próximos dias é indicada a condição de ATENÇÃO e ALERTA para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente.

Nestas faixas é indicado o risco de cheias em pequenos rios, córregos e arroios, com respostas rápidas dos mesmos, causando transtornos nas regiões próximas desses corpos hídricos, assim como a elevação e recarga dos rios maiores. Além disso, atenta-se para o risco de alagamentos pontuais em regiões urbanizadas conforme a intensidades das chuvas (elevados volumes em pouco tempo), superando a capacidade de drenagem dos sistemas municipais.

Além disso é indicado o risco de INUNDAÇÃO em rios maiores nas cidades destacadas em vermelho no mapa hidrológico. Nesta faixa dão apontados os riscos anteriores (em córregos e arroios) além da elevação em rios maiores com possibilidade de inundações. As cidades destacadas são: Quaraí (rio Quaraí), Alegrete (rio Ibirapuitã), Dom Pedrito e Rosário do Sul (rio Santa Maria), São Gabriel (rio Vacacaí), Jaguarão (rio Jaguarão), Cerrito e Pedro Osório (rio Piratini), São Lourenço do Sul (arroio São Lourenço) e Cristal (rio Camaquã).

Por Assessoria de Comunicação

alerta