Conforme falou Sandra Munero, antigamente não havia algo que caracterizasse o jovem. “Hoje o adolescente se identifica com uma linguagem comum e se caracteriza pela sua irreverência, alto astral, alegria, porém, ao mesmo tempo, pode ser do contra, em um momento gostar de determinada coisa e em outro não”, argumentou a psicóloga.
Segundo Sandra, as configurações familiares mudaram e as relações familiares também são marcadas por ambivalência: a necessidade de se tornar independente e o desejo de se manter recebendo proteção, apoio e carinho. “É comum a presença de instabilidade de humor, sensibilidade e questionamento de valores existentes, espelhando necessidades de renovação e mudança temperadas pelas próprias vivências internas”, destacou.
De acordo com a psicóloga, para que a adolescência possa ser vivida como uma fase de transição tranquila e saudável, faz-se necessário o amor, o conhecimento e a disciplina, ferramentas que insculpirão nos seres as lições que os acompanharão para sempre. Sandra afirmou que atualmente há mudanças bem significativas no comportamento, porém os valores éticos e morais não mudaram. E aconselhou: “É preciso não perder o respeito, ter paciência, compreensão, tolerância com quem quer que seja. Também é preciso aprender a servir e não ser servida”. Sandra Munero ainda orientou as meninas a praticarem esportes, saírem para se divertir, ter amigos, pois tudo isso é saudável.
Enquanto as Debutantes 2018 estavam participando da palestra, seus pais eram recepcionados no Clube pelo Casal Presidente, Reny e Julio Brondani, pelo Vice-presidente Lauri Pavan e pelo casal Diretor Social, Lúcia e Jarci Pagliosa, para a aquisição das mesas para a grande noite de gala, que está marcada para o dia 6 de outubro. Até lá, as debutantes ainda serão envolvidas em uma agenda que inclui mais palestras, domingo no parque, balada, curso de dança, viagem à Serra Gaúcha e Master Cheff Debutantes 2018.