O 5º Festival de Dança de Erechim trouxe uma novidade especial nesta edição: o “Dança na Comunidade”, ação que levou apresentações de diferentes grupos de dança para pontos de grande circulação da cidade, aproximando a arte do dia a dia das pessoas.
De quarta-feira (27) a sábado (30), praças, feiras e espaços públicos se transformaram em verdadeiros palcos a céu aberto, democratizando o acesso à dança e celebrando a diversidade cultural de Erechim.
As apresentações começaram na quarta-feira com o Grupo Avanti, que animou a Esquina Democrática e o Mirante. Já na sexta-feira (29), o grupo se apresentou na Prefeitura e no Terminal. No sábado, foi a vez da Dançar e Sonhar na Feira do Produtor; Thais Virgínea na Esquina Democrática; MENE em frente ao Castelinho e novamente o Grupo Avanti no Posto SIM, do bairro Três Vendas.
Com coreografias adaptadas para os diferentes espaços, os grupos mostraram criatividade, versatilidade e encantaram quem passava pelos locais.
O ‘Dança na Comunidade’ reforça a proposta do Festival de levar a dança para além dos palcos, ocupando espaços públicos de forma criativa, aproximando artistas da comunidade e valorizando a cidade como cenário para manifestações culturais.
A dançarina Helena Schubert, de 8 anos, participante do Grupo Avanti, expressou sua felicidade em participar de momentos como esse. “Eu gosto muito de dançar. Acho muito divertido, aqui danço com meus amigos e com meus primos. Adoro que minha família venha me assistir. É bom também para termos um tempo fora das telas”, disse a pequena.
Realização
O Festival de Dança de Erechim é uma realização da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), com apoio da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa, apoio institucional da Associação Gaúcha de Dança (ASGADAN), patrocínio da Cavaletti Cadeiras Profissionais e financiamento via Pró-Cultura RS – Secretaria de Estado da Cultura.
Gratuito e aberto ao público, o evento segue até este domingo (31), no Polo de Cultura da ACCIE, valorizando integração, formação, diversidade e inclusão.
Por Comunicação PME