Curso de Odontologia da URI desenvolve ações de combate ao câncer de boca

O mês de maio marca uma importante mobilização pela saúde bucal no Rio Grande do Sul, dentro do projeto “Maio Vermelho”, que está completando 15 anos de história e compromisso com a prevenção, diagnóstico precoce e combate ao câncer de boca. Para celebrar essa trajetória, o Curso de Odontologia da URI Erechim promove uma série de atividades abertas à comunidade e voltadas à capacitação de profissionais da saúde.

Instituído pela Lei Estadual nº 12.535/2006, o “Maio Vermelho” é alusivo ao Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal, tendo como referência o dia 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, uma vez que o tabagismo é o principal fator de risco para esse tipo de câncer. O projeto, que teve início no estado e que inspira ações em outras regiões, busca informar e também salvar vidas por meio da prevenção.

A campanha de 2025 em Erechim conta com o apoio do TelessaúdeRS, Secretaria Estadual da Saúde, Governo do Estado do RS e o SUS. A programação é composta por palestras, capacitações e ações práticas voltadas à comunidade:

  • 07/05 – Palestra para alunos de Odontologia da URI Erechim, com foco na importância do diagnóstico precoce e no papel do cirurgião-dentista na prevenção do câncer bucal;

  • 13/05 – Capacitação de profissionais da rede pública de saúde, das 8h às 11h, no Auditório do Prédio 8 da URI Erechim. As inscrições podem ser feitas pelo link  https://bit.ly/CapacitacaoMaioVermelhoURI

  • De 07 a 31/05 – Orientações preventivas aos pacientes nas salas de espera das Clínicas Odontológicas da URI (URICEPP);

  • 20/05 – Ação comunitária de avaliação e orientação preventiva, das 8h às 17h, em frente à URICEPP (Rua Maranhão, 560 – Bairro Bela Vista), aberta à população de Erechim.

As atividades reforçam o lema do projeto: “Prevenção combina com vida”, e têm como missão levar informação de qualidade à população, capacitar profissionais e promover o autocuidado, contribuindo significativamente para a redução de casos de câncer bucal e o diagnóstico em estágios iniciais. Acompanhe o Projeto Maio Vermelho no Instagram: instagram.com/projetomaiovermelho.

Por Uri Erechim