Teve início na tarde de segunda-feira, 30 de setembro, a VII SAMURI (Semana Acadêmica de Medicina da URI Erechim). A programação abriu com um momento cultural, proporcionado pela bailarina Isabelli Godoi, do Grupo de Dança Concept Crew, com um número de dança contemporânea, denominado “Ponto de Cura”.
A recepção dos alunos, professores e convidados foi feita pelo Coordenador do Curso, professor Sergio Bigolin, que ressaltou o esforço da equipe da CAMED (Centro Acadêmico de Medicina), responsável pela organização do evento. “No Curso de Medicina, os alunos produzem e geram conhecimento e entendem que, apesar dos avanços tecnológicos, esses momentos são especiais a todos”, frisou o coordenador.
A abertura da Semana Acadêmica foi prestigiada por diversas lideranças acadêmicas e civis: Pró-Reitora de Ensino da URI, Edite Maria Sudbrack; Diretor Acadêmico, Adilson Luís Stankiewicz;
Coordenador do Curso de Medicina, Sergio Bigolin; Coordenador do Curso de Biomedicina, Luiz Carlos Chicota; Coordenadora do Curso de Estética e Cosmética, Nágila Zortéa; Coordenadora do Curso de Farmácia, Helissara Silveira Diefenthaeler; Coordenadora do Curso de Psicologia, Fernanda Grendene; Presidente da Associação Médica do Alto Uruguai, Jaqueline Buaes Graeff; Presidente do Centro Acadêmico de Medicina (CAMED), Daniel Mews Deifeld; e os Diretores Executivo e Técnico da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Rafael Ayub e Celso Davi Lago.
A SAMURI foi projetada e idealizada pelo Centro Acadêmico de Medicina (CAMED), formado pelos seguintes estudantes: Andressa Nicole Sacon, Carolina Corrêa Podgurski, Daniel Mews Deifeld, Julia Tolfo Soares, Luana Milena Bueno da Cás, Lays Messias de Morais, Mariah Maestri Zepka, Martin Augusto Gonzatti Feldmann e Pedro Henrique Tormen.
Contaram, para isso, com a parceria da Coordenação do Curso de Medicina, por meio dos professores Sergio Bigolin, Miriam Salete Wilk Wisniewski e Elisabete Maria Zanin. E também com o apoio da Comissão Organizadora, formada pelos professores André Keng Wei Hsu, Jaqueline Buaes Graeff e Juliano Sartori.
No que tange aos Artigos Científicos Completos e Salão Científico do Evento, o CAMED contou com a participação dos professores Adriana Elisa Wilk, Alexandre Umpierrez Amaral, Árien Eliza Oldoni, Elisabete Maria Zanin, Glauco Zago, Itamar Luís Gonçalves, Leandro Antônio Gritti, Mariele Zawierucka Bressan e Miriam Salete Wilk Wisniewski.
O Centro Acadêmico também organizou um espaço para mostrar as obras do médico Ilson Romeu Schirmbeck, de Getúlio Vargas. Aos 91 anos de idade, ele agraciou a SAMURI com 5 obras primas, as quais compõem o espaço “Universo Médico”.
A SAMURI também conta com a participação de nove alunos do Curso de Medicina da Universidad Maria Auxiliadora (UMAX), de Assunção, Paraguai, que estão acompanhados pelo professor Juan David Mosquera Montoya.
Duas palestras e duas mesas redondas marcaram o primeiro dia da Semana Acadêmica. O sextanista Rafael Rossa Marsarotto falou sobre o caminho desde calouro até o internato de Medicina, destacando como vivenciar ao máximo e construir um currículo exemplar. Em seguida, a diplomada Eduarda D’Agostini mostrou o que os livros não contam sobre o recém-formado e seu espaço de atuação.
A primeira mesa redonda destacou a vivência e desafios na vida dos novos médicos, com a participação dos médicos Igor Valentini, Emilli Cristina dos Santos e Jean Carlos Ostrowski, com a mediação do professor Leandro Gritti.
Na segunda mesa redonda, foi destacada a saúde mental dos médicos e seus hobbies, com a participação dos médicos Jeferson Polachini Skzypek, Juliano Sartori, Thiago Fortes Garcia e Árien Eliza Oldoni, com a mediação da psicóloga Sandra Munero.
Por Assessoria de Comunicação