Acadêmicas do terceiro semestre do Curso de Medicina da URI promoveram, no dia 30 de maio, atividades de curricularização da extensão em forma de roda de conversa sobre sífilis com o grupo de idosos da Unidade Básica de Saúde Bela Vista. A iniciativa foi desenvolvida por Ana Carolina Zaffari Vitorello, Anna Carolina Capacchi Marca, Bárbara Bianchi, Denise Lúcia Basso, Gabriela Miotto Mustefaga, Julia Zyger Camozzato, Maria Luiza Stangherlin e Sheila Cristiana Prichua Barbizan, acompanhadas pelos preceptores e pelo professor Rogério Cansian.
Nessa ocasião, foram passadas informações acerca da transmissão, tratamento, sintomas e diferença de sífilis primária, secundária e terciária. Além disso, as estudantes realizaram testes rápidos nos idosos para verificar a prevalência dessa doença na população idosa. Essas ações, além de serem extremamente importantes para o compartilhamento de informações, foram uma forma de acolhimento e de propagação do sentimento de pertencimento à comunidade aos idosos da UBS.
Já na tarde do dia 06 de junho, as acadêmicas realizaram uma roda de conversa sobre o parasita Enterobius vermiculares na Escola Bela Vista para alunos do primeiro ao quinto ano. Nesse dia foram efetuados slides interativos abordando, principalmente, a importância da higiene pessoal, da lavagem das mãos e dos alimentos. A interação demonstrada pelas crianças mostrou que a iniciativa foi de grande importância para elas. Ao mesmo tempo, a experiência foi extremamente proveitosa e importante para o futuro dos estudantes.
Por assessoria de comunicação