Teve início na quarta-feira, 09, o XIV Integrafisio, promovido pelo Curso de Fisioterapia da URI, organizado pelos acadêmicos da turma 2021 e pela professora Caren Piccoli Maronesi. Faz parte também do evento, que comemora neste domingo, 13, o Dia do Fisioterapeuta, a Mostra de Trabalhos Científicos.
A iniciativa tem a finalidade de proporcionar aos acadêmicos vivências e contato com profissionais renomados para aprimoramento pessoal e profissional.
A programação foi aberta com um momento cultural com a presença do Grupo Folclórico Polonês Auresovia, de Áurea, que vem cultivando há mais de 90 anos a cultura e o folclore poloneses. O Grupo é composto por 70 bailarinos, divididos em Mirim, Juvenil e Adulto, todos amadores e voluntários.
A aluna Luana Pietzke, juntamente com suas colegas, também proporcionou um outro momento cultural apresentando a música “Amor pra Recomeçar”, de Frejat.
A solenidade de abertura contou com a presença da Coordenadora do Curso, Janesca Mansur Guedes; a Coordenadora do Integrafisio, Caren Tais Piccoli Maronesi; e a aluna Emili Bernieri, representando a turma organizadora do evento.
A Coordenadora do Curso, Janesca Mansur Guedes, destacou o empenho do grupo na realização desta edição do Integrafisio. “É notável a dedicação e o empenho que envolvem este evento. Contamos com uma palestra inicial, onze minicursos, dos quais 10 são ministrados por nossos egressos, além de 24 apresentações de pôsteres científicos. Um evento tão importante para o fortalecimento da nossa formação, da nossa prática e do nosso compromisso com a saúde e bem-estar da sociedade”, frisou.
Lembrou, ainda, a importância do critério com as fontes de informação. “Tenham cuidado com as informações que circulam nas redes sociais, procurem sempre embasamento científico para garantir a excelência. Estudem, leiam, pratiquem, para que se tornem verdadeiros conhecedores da ciência e do cuidado humano”, concluiu.
O Integrafisio deste ano tem como tema “Inovação e excelência em Fisioterapia”. Inovar na criação de algo novo ou na melhoria de algo existente; Excelência no esforço intencional e contínuo para atingir o mais alto nível de desempenho, caráter e crescimento pessoal, tanto no domínio pessoal quanto no profissional; e Inovação no encontro de novas ideias, oportunidades, lançando o olhar para o futuro, pois um profissional inovador sempre está um passo à frente, pois o objetivo da formação acadêmica é, com certeza, trazer excelência nos tratamentos fisioterapêuticos. Um profissional que busca por inovação e excelência, certamente já encontrou o seu diferencial. “O movimento é a nossa arma, a nossa arte, e através dele fazemos ciência e nele depositamos nossos sonhos de trazer à vida o que sem vida parece estar”, afirmam as alunas organizadoras.
A palestra de abertura do Integrafisio foi ministrada pelo Fisioterapeuta Rodrigo Arenhart, que falou sobre a correlação do exame físico com o diagnóstico clínico dos distúrbios neuromusculoesqueléticos.
O Integrafisio deste ano tem o patrocínio de Nava Representações, Maronesi Representações, Unna Odontologia, Neymar Borre Fisioterapeuta, Assoni Veículos, Agro Strada, LCD Imobiliária, Diump Tricot, Espelho Meu e Rodrigues Empreiteira.
Por Assessoria de Comunicação