Curso de Extensão sobre Hemocomponentes e Ciclo do Sangue da URI supera expectativas

Foi realizado no período de 10 a 14 de setembro o Curso de Extensão Hemocomponentes e Ciclo do Sangue, promovido pelos Cursos de Biomedicina e Farmácia e coordenado pela professora Marisa Lúcia Romani Paraboni.

Com participação de muitos alunos, professores e profissionais da saúde como Farmácia, Biomedicina, Enfermagem e Medicina, tiveram a oportunidade de vivenciar experiências teóricas e relacionar com a prática.

As palestras ministradas por profissionais da área, atuantes em instituições de Erechim, com certeza foi uma experiência muito proveitosa, segundo a professora Marisa.

Os temas do curso foram: Banco de Sangue,  captação e triagem de doadores de sangue, funcionamento de Unidade de Hemoterapia, normas para a produção, modificação, conservação, distribuição e rastreabilidade de hemocomponentes. Os encontros foram ministrados pelos profissionais do Banco de Sangue de Erechim,  Enfermeiro Renato Kolcenty, e a Farmacêutica Bioquímica Clínica, Rita de Cássia Rodio Andric.

Outra temática do curso tratou do funcionamento de agência transfusional e o papel dos profissionais em agência transfusional e atividades envolvidas no recebimento e dispensação dos hemocomponentes e procedimentos regulatórios no ciclo do sangue. Os temas foram ministrados pela Farmacêutica Bioquímica da Agência Transfusional da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Thanise Malman Serraglio, e a Biomédica do Hospital de Caridade, Sara Ângela Groff Nieves.

No terceiro dia do curso, o tema foi sobre o papel do médico no ciclo do sangue e hemocomponentes, com as médicas hematologistas e hemoterapeutas, Carolina Fusinato Molin e Agatha Aline Hofmann, ambas atuantes nos hospitais e serviços da cidade e professoras do Curso de Medicina da URI.

Para consagrar o evento, também foi oportunizado aos participantes visitas técnicas ao Banco de Sangue de Erechim e Agência Transfusional da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim. O curso foi completo, inovador, de muita integração e aprendizado aos alunos, futuros profissionais que atuarão em Erechim e outras cidades, bem como professores e profissionais.

Por Assessoria de Comunicação