Curso de Educação do Campo da UFFS dialoga sobre parceria com município de Aratiba

Equipes da universidade e da secretaria municipal de Educação estudam promover formação pedagógica para professores de escola localizada na zona rural

Auxiliar no processo formativo dos professores e demais profissionais da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Roque, localizada na zona rural do município do Aratiba: esta foi a demanda que representantes da secretaria municipal de Educação de Aratiba apresentaram, nesta segunda-feira (17), à equipe do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim.

De acordo com o coordenador do curso, Denilson da Silva, a secretária Marisa Fagundes Rosa, a supervisora Judite Dellagostin e a chefe do departamento administrativo, Marici Matté, explicaram à equipe da UFFS a necessidade de haver uma formação pedagógica aos servidores da escola, além da ideia de uma possível modificação curricular na matriz pedagógica que qualifique o projeto político e pedagógico e que se volte para o atendimento das necessidades locais da instituição, tendo em vista a natureza não urbana da escola São Roque. “A experiência do corpo docente do curso de Educação do Campo no processo de formação desta modalidade motivou a secretaria de Educação a buscar o nosso apoio neste processo”, explica Denilson.

Para o coordenador, a demanda apresentada à UFFS se configura em uma “possibilidade de se cumprir o papel social da Universidade Pública na região e, sobretudo, do papel do curso na formação interdisciplinar, que visa qualificar a educação pública estadual e municipal no Alto Uruguai gaúcho, especialmente as populações que vivem no campo: agricultores familiares, povos tradicionais, ribeirinhos e quilombolas”. Os professores Leandro Carlos Ody e Jerônimo Sartori também acompanharam a reunião.

A coordenação do curso visitará a escola no próximo dia 27, quando haverá também um novo encontro com a equipe do município. “Aprofundaremos a parceria formativa e trataremos de questões formais que envolvem a institucionalidade do projeto”, finaliza Denilson.