O curso Artesanal de Bolos e Tortas oferecido pela Emater/RS-Ascar e ministrado no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre) despertou o interesse de produtores de várias regiões do Estado. Esta foi a primeira edição da capacitação ministrada no Cetre depois do arrefecimento da pandemia. O curso iniciou na terça-feira e encerrou na quinta-feira (13 a 15/09), reunindo produtoras rurais de Erechim, Sapiranga, Caseiros, Lagoa Bonita do Sul, Carazinho e Centenário.
Durante os três dias foram apresentadas das diversas receitas de bolos, tortas, recheios, coberturas e decoração. Também foi repassado conteúdo teórico de boas práticas de manipulação de alimentos, sobre os ingredientes básicos para a produção das receitas, seleção de ingredientes, preparação, cozimento e decoração de bolos com e sem açúcar, entre outros itens.
A produtora rural Ângela Dias Stumpf viaja pela terceira vez de Sapiranga até Erechim para fazer um curso. Ela lembrou que quando retornou para sua cidade, juntamente com outras três produtoras, depois de realizar o primeiro curso, o de panificados, em 2017, em conversa com as outras produtoras surgiu a ideia para produzir os produtos e agregar renda. “Então, por que cada uma fazer a sua produção e não nos unirmos para produzirmos juntas?”, conta ela. Dai surgiu a ideia de formar uma associação.
A intenção se concretizou com a formação da Associação de Mulheres da Zona Rural Koloniegeschmack (Sabor da Colônia), em 2018, e já conta com 17 associadas. “Melhorou muito para todas nós, já que aumenta a renda de todas”. Elas produzem pães e cucas em forno de barro. Ângela também conduz uma agroindústria voltada para este tipo de produção. “A Emater no meu município também ajuda muito. As instrutoras passam muito conhecimento e segurança”, destacou.
Liane Maria Kaminski, moradora da Linha Seco, em Centenário, também ficou satisfeita e elogiou muito o curso. Ela recentemente fez o curso de Empreendedorismo para Juventude Rural. “Em casa faço bolos, mas queria me aperfeiçoar e aprender novas receitas. Este aprendizado é muito importante”, ressalta, acrescentando que recomendaria para outros jovens.
A aposentada Rosangela Catarina Corazza, de Erechim, participa pela primeira vez de um dos cursos oferecido no Cetre. “Adorei tudo aqui, tem uma infraestrutura muito boa, as instrutoras detêm muito conhecimento”. Rosangela se aposentou recentemente e juntamente com o marido decidiram morar na zona rural de Erechim. A ideia, segundo ela, é preparar a propriedade para o turismo rural. No final do curso, todas as produtoras elogiaram o curso.
O curso foi ministrado por um grupo de extensionistas rurais sociais da Emater/RS-Ascar integrado por Fernanda Tacca Angonese, Karen Marchetto, Laura Mocfa Glaner, Leia Hausen, Sandra Elizabeth Bressan Gayger, Sandra Palavicini e Marli Teresinha Bernardi (do Escritório Municipal de Ronda Alta).
O Cetre oferece outros 11 cursos. Mais informações podem ser obtidas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar e no Cetre (54-3321-0973).
Fotos: Terezinha Vilk/Emater/RS