O fato de Cruzaltense ser o único município da região a ter a disciplina de Educação Fiscal no currículo das escolas municipais, credencia a cidade a compartilhar a sua experiência com outras do Alto Uruguai. Nesta semana a diretora da Escola Municipal Mario Quintana, Marli Cechet, a professora da área, Silvana Bampi, o funcionário da Escola, Alex Gasparetto e a orientadora educacional do Programa de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, Caciane Roso Werkhausen começaram a organizar o seminário que vai ser realizado na segunda quinzena de junho em Cruzaltense.
A ideia é reunir pelo menos sete municípios da microrregião de Cruzaltense para compartilhar a experiência desenvolvida no município, os resultados obtidos e repassar informações sobre as vantagens de adesão ao Programa de Educação Fiscal. O seminário terá apresentações artísticas desenvolvidas pelos alunos das escolas municipais, palestra com representantes da Secretaria da Fazenda do RS, relatório dos recursos que são obtidos graças ao Programa e um painel sobre a implantação da disciplina de Educação Fiscal no currículo.
Os municípios que aderem ao Programa e atingem as pontuações recomendadas tem retorno financeiro que é repassado para as entidades credenciadas e melhoram o posicionamento no ranking estadual de distribuição de ICMS.