O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU – Associação de Municípios do Alto Uruguai recebeu uma doação de recursos financeiros da CRESOL, para auxiliar no enfrentamento ao novo coronavírus, no âmbito da associação e Região 16 – Alto Uruguai Gaúcho.
O comitê regional vem realizando a aquisição de equipamentos de proteção individual, insumos e testes rápidos para auxiliar os municípios no combate ao Covid-19. Até o momento já foram disponibilizadas máscaras cirúrgicas, álcool gel glicerinado 80% e testes rápidos.
Os equipamentos e insumos foram distribuídos para as secretarias de Saúde, hospitais, APAE e Banco de Sangue da região, no sentido de unificar as ações de prevenção, para que as respostas sejam mais eficazes e eficientes.
Agora a Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOLSicoper) se engaja nessa iniciativa para fortalecer as ações regionais. Com o valor foram adquiridas 3.000 máscaras cirúrgicas, que se somarão ao novo lote adquirido com recursos do fundo.
Nesse momento, dado o surgimento de novos casos na região, que ultrapassam o indicador de 300 casos, muitos já recuperados (aproximadamente 48%), os equipamentos de proteção individual são indispensáveis e o consumo se torna elevado, considerando que são máscaras de proteção individual e devem ser descartadas após período de uso.
Os equipamentos de proteção foram entregues pelo Presidente da Cresol, Ivonir Todero e pelo Diretor Executivo, Mauri Marcos Picoli, para o membro do comitê regional, Jackson Arpini. “A CRESOL tem compromissos com a região e com seus associados, por essa razão não podemos deixar de dar nossa colaboração nesse momento preocupante que assola a região e o país”, afirmam os Diretores.
Entendemos que o momento requer o envolvimento de toda a sociedade para que possamos combater o Covid-19. “A Cooperativa se alia ao comitê e a região para corroborar com as ações de prevenção, numa demonstração de responsabilidade com a comunidade”, pontua Arpini.
As máscaras serão distribuídas a todas as secretarias de Saúde da região. O objetivo das aquisições, que foram realizadas com recursos do Fundo de Reserva de Enfrentamento ao Coronavírus, com recursos oriundos das Comarcas de Erechim, Gaurama e São Valentim, tem por finalidade dar suporte as ações de prevenção e assistência, fundamentais nesse momento em que atravessamos uma pandemia.