A Cooperativa Creral de Erechim obteve uma vitória expressiva na sexta-feira, 22, ao participar de um leilão nacional para venda de energia ao governo federal. A cooperativa surpreendeu até mesmo sua própria direção ao comercializar 11% do total de energia ofertada, um volume que representa R$ 3 bilhões. O contrato prevê o início da entrega em janeiro de 2030, com duração de 20 anos.
A energia comercializada no leilão será gerada em quatro usinas hidrelétricas em fase de construção, com licenças ambientais liberadas e previsão de início de obras em breve. Entre elas está a usina Foz do Prata, localizada no rio da Prata, na serra gaúcha. As outras três usinas ficam em Santa Catarina: Santo Cristo, em construção no rio Pelotinhas, em Lages, e outras duas também na serra catarinense.
“Realmente foi um bom leilão e o valor comercializado foi muito além das nossas expectativas. O valor vendido nesse leilão foi quase 30% superior do que no último que nós participamos”, comemorou o presidente da Creral, Alderi do Prado.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, destacou a importância do feito: “Essa é a maior venda feita por uma empresa erechinense em seus 107 anos de história.”
Por: Egídio Lazzarotto