Na manhã desta terça-feira (22), a Secretaria Municipal de Educação – Divisão de Alimentação Escolar, realizou uma reunião de trabalho com as cozinheiras que atuam nas Escolas Municipais.
Estiveram presente a secretária de Educação, Verenice Lipsch, que conduziu os trabalhos, o secretário adjunto, Fabricio Brustolin, a chefe da divisão da Alimentação Escolar, Claudia Manica de Quadros e a nutricionista Aline Chimento. Na reunião, ainda se fez presente o Prefeito Paulo Polis.
Durante a reunião foram tratados assuntos específicos da alimentação escolar, as demandas da categoria e o esclarecimento sobre a terceirização do serviço nas escolas. Foi apresentada a proposta de implementação do projeto-piloto, envolvendo a dinâmica das novas contratações por empresa especializada, com o compromisso da gestão pública em não resultar nenhum prejuízo a quem está na função. Sendo essa estratégia, uma busca de valorização desse profissional que atua diariamente, pois há algum tempo enfrenta-se falta de cozinheiras que preencham as vagas disponíveis em editais.
A coordenadora da divisão de Alimentação Escolar, Cláudia Manica de Quadros, manifesta sobre a abordagem da proposta da terceirização das cozinheiras como uma estratégia para assegurar a qualidade da alimentação escolar. “O objetivo é fortalecer o serviço, respeitando os padrões exigidos pelos programas de alimentação escolar e garantir segurança alimentar aos estudantes”, afirma.
A secretária Verenice destaca que uma gestão de qualidade está sempre em busca de potencializar ações que tornem o serviço mais eficiente, “precisamos manter a qualidade que nossas cozinheiras dispõem no serviço que realizam, temos normas também a cumprir quanto a alimentação escolar, por isso precisamos fazer ajustes e dialogar o que é possível fazer de forma coletiva”, destaca.
O prefeito Paulo Polis agradeceu o trabalho de cada uma e destacou a importância dessa função para as crianças e os estudantes “sanar as demandas para que se tenha um bom ambiente de trabalho é nossa função, mas também ofertar uma alimentação saudável e saborosa é nosso dever, por isso agradeço o trabalho de cada uma. As crianças precisam estar bem alimentadas”.
Por Comunicação PME