Corsan e o descaso cada vez maior com a cidade de Erechim

Enquanto o município faz movimentos visando a manutenção de mata ciliar e a preservação dos recursos hídricos, indenizando produtores rurais que preservam a mata nativa, a empresa responsável pelo abastecimento de água está fazendo o movimento contrário. Com vazamentos cada vez mais frequentes e com menos colaboradores para atender a demanda, o desperdício de água tratada aumenta a cada dia. Isso fica mais evidente quando ocorrem situações de estiagem.

Em entrevista ao programa Estúdio Boa Vista na manhã desta quinta-feira (05), o diretor administrativo da Agencia Reguladora dos Serviços Públicos de Erechim (Ager), Edgar Radeski, trouxe dados extremamente preocupantes sobre o descaso da Corsan com a população da nossa cidade.

Atualmente o consumo de água em Erechim é de 16 milhões de litros por dia e o índice de perda, segundo a própria Corsan, é de 42% do total da água tratada.

Com a estiagem que dos últimos meses, hoje a barragem que abastece a cidade está 42 cm abaixo do nível ideal e a transposição do Rio Cravo está com o bombeamento ligado durante 24 horas, todos os dias. “É uma situação extremamente preocupante. Se não tivéssemos a água do Cravo, certamente já estaríamos em racionamento, pois este rio tem uma vazão maior que o agregado de todos os demais”. Ressaltou Radeski.

A situação se agrava e preocupa ainda mais pela conduta que a Corsan tem com Erechim. A empresa que já contou com mais de 30 profissionais, hoje possui somente 11. Estes precisam se desdobrar e mesmo assim não há como atender toda a demanda da população e de uma cidade que se expandiu muito nos últimos anos.

“Além disso, a Bonfante, empresa terceirizada responsável pela recuperação da pavimentação, não está atendendo de maneira satisfatória a demanda existente. Outro ponto ainda que preciso ressaltar, é que a estação de bombeamento do Rio Cravo está em completo abandono, sem qualquer cuidado com os equipamentos de controle da transposição”. Finalizou Edgar Radeski.

AGERcorsandestaque