As falhas no abastecimento de água em Erechim voltaram a ganhar destaque após falhas recorrentes no fornecimento e a chegada de água imprópria para consumo nas residências. Diante do cenário, o vereador Tiago The Police (PL) usou a tribuna da Câmara de Vereadores na sessão legislativa desta terça-feira (29) para expressar fortes críticas à atuação da Corsan/AEGEA, empresa responsável pelo fornecimento de água no município.
Em sua fala, o parlamentar expôs a insatisfação da comunidade e exibiu uma garrafa pet contendo água barrenta, semelhante à que está saindo das torneiras de muitos moradores. O recipiente estava embrulhado com um papel que continha o alerta: “PERIGO”. De maneira simbólica e provocativa, o vereador chegou a ingerir a água, afirmando que, se passasse mal, precisaria procurar atendimento no Hospital Santa Terezinha. O gesto reforçou sua indignação com a má qualidade do serviço prestado.
Segundo Tiago The Police, os relatos de cidadãos insatisfeitos têm se multiplicado. No último domingo, ele realizou uma transmissão ao vivo em frente à sede da Corsan em Erechim, onde comentou a gravidade do problema. Na sequência, disponibilizou um formulário online por meio de suas redes sociais, que rapidamente ultrapassou a marca de mil assinaturas. O objetivo é utilizar esse material como base para uma denúncia coletiva que será protocolada judicialmente contra a Corsan/AEGEA, por meio de seu gabinete parlamentar.
Além da denúncia, o vereador também apresentou cinco pedidos de providência ao Poder Executivo Municipal, com foco na melhoria da mobilidade urbana e da segurança no trânsito:
- Instalação de redutor de velocidade na Rua São Braz, no bairro Cristo Rei;
- Retirada de parada de ônibus na Rua Davi Pinto de Souza, no bairro Cerâmica;
- Instalação de lombada na Rua Zely Wolff Zanella, no bairro Parque Redenção;
- Instalação de redutor de velocidade na Rua Lewis Luiz Caron, no bairro Maria Clara;
- Instalação de lombada na Rua Santos Dumont, no bairro São Cristóvão.
Tiago The Police reforçou que seguirá atento às demandas da população, especialmente em relação à qualidade do abastecimento de água, e que não medirá esforços para que os direitos dos erechinenses sejam respeitados.
Por: Ascom Câmara de Vereadores