Um dos maiores eventos esportivos mundial, a Copa do Mundo de Futebol, não despertou nos comerciários erechinenses a motivação para as vendas no corrente ano. Há poucos dias do ponta pé inicial, poucas são as lojas com as vitrines decoradas de forma a lembrar o megaevento.
Mas esta não é uma exclusividade de Erechim. Em uma pesquisa recente, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) entrevistou 6.028 empreendedores de 26 estados e do Distrito Federal e apurou que 63% das empresas não estão se preparando para a Copa do Mundo de futebol, enquanto 37% elaboraram produtos ou serviços para atender esse público. A copa está prevista para iniciar em 21 de novembro, no Catar. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro.
A sondagem mostra que, no momento, 20% dos empreendedores em nível nacional acreditam que a Copa do Mundo vai ajudar no aumento do faturamento da empresa; 44% estão indecisos e acreditam que o faturamento não vai aumentar e nem diminuir; 13% consideram que haverá diminuição das vendas e 24% não souberam responder.
Entre os principais motivos para este comportamento, podemos citar que esta copa será realizada em período anual atípico, ficando muito próximo ao final do ano. Outro forte motivo pode ser a coincidência do período de realização da Frinape, quando muitos comerciários estarão com estandes para atendimento ao público dentro da feira.
Vale lembrar que o comércio erechinense permanecerá com atendimento normal mesmo nos dias de feira, entre 10 e 20 de novembro.