Consumo de cerveja cai durante o inverno e distribuidora projeta uma venda recorde nos últimos meses do ano

O inverno começou no final do mês passado e os dias frios já deram as caras em Passo Fundo. Durante essa semana foram registradas temperaturas negativas e próximas de 0º C em todo o Estado. Com isso, o consumo de bebidas geladas, como a cerveja, diminui neste período.

A cerveja é a bebida que mais sofre os impactos do frio. De acordo com o diretor da Disfonte, Marco Zandoná, principal distribuidora de cerveja da região, os dias frios impactam e causam queda nas vendas. Conforme o diretor, a preferência nesta época é por bebidas quentes, como whisky, vinhos e outras. Zandoná relata que o comércio de cerveja é muito sazonal no Rio Grande do Sul. Durante os meses mais quentes a venda é muito boa, no entanto durante os três meses mais frios a queda é muito acentuada.

Diferente de outros estados brasileiros, onde o clima é mais quente, o Rio Grande do Sul sente muito a diferença entre as épocas do ano. De acordo com o diretor da Disfonte, a venda de cerveja chega a cair dois terços no mês de julho, se comparado ao mês de dezembro, por exemplo.

O mês de dezembro é o melhor para o setor, pois além de ser calor, as festas contribuem para as vendas. O diretor revelou que a Ambev percebeu essa queda acentuada durante os meses frio e buscou novos produtos. Conforme Zandoná, a companhia está iniciando a venda de produtos no meio digital, através do aplicativo. Pelo Marketplace, a empresa disponibiliza outros produtos, entre eles bebidas quentes. O sistema de venda e entrega segue o mesmo do presencial, o cliente faz o pedido, confirma o pagamento e a Disfonte entrega no estabelecimento dentro do prazo estipulado.

Além de bebidas, a ideia é comercializar outros produtos, como alimentos e outros itens que não são produzido pela Ambev. De acordo com Marco Zandoná, a grande expectativa do setor está para o último trimestre desde ano. A vacinação fluindo e a previsão de liberação de festas, bares e aglomerações dá muito otimismo para a empresa. A projeção, conforme o diretor é do melhor trimestre da história, pela demanda reprimida.

 

Fonte: Rádio Uirapuru