A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou a bandeira amarela para este mês de maio. Com isso, os consumidores de energia elétrica terão custo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.
A justificativa para o aumento, segundo a agência, se dá pela redução das chuvas em razão da transição do período chuvoso para o período seco do ano.
“As previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média”, diz a nota da Aneel, divulgada no dia 25 de abril.
Segundo a Enel Brasil, o chuveiro elétrico é o grande vilão da conta de energia elétrica, principalmente em períodos de bandeiras amarela e vermelha.
Algumas dicas para economizar energia elétrica:
– Chuveiro: Quando possível, use na função verão, que gasta menos energia. Evite ligá-lo junto com outros aparelhos potentes para não sobrecarregar a rede elétrica;
– Iluminação: Priorize o uso da luz natural de dia, durante o dia. Troque suas lâmpadas halógenas ou fluorescentes por lâmpadas de LED, que podem ser até 60% mais econômicas;
– TV: Programe para desligar sozinha e tire da tomada quando não usar;
– Geladeira/freezer: Abra menos, verifique as borrachas, não coloque perto da parede, o que pode gerar superaquecimento;
– Computador: Configure para desligar sozinho e desligue a tela em pausas;
– Ferro: Sozinho, representa até 7% da conta de energia elétrica. Prefira acumular roupa para passar tudo de uma vez e use a temperatura certa de cada tipo de roupa;
– Ar-condicionado: Mantenha em 23ºC e use com portas e janelas fechadas;
– Máquina de lavar: Procure lavar o máximo de roupas possível de uma só vez (carga total) e limpe o filtro periodicamente.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, é uma forma de mostrar de maneira direta o custo da energia elétrica no momento do consumo. Antes da sua adoção, o custo acumulado (ou redução) só incidiam no ano seguinte. Agora, incidem no mês seguinte ao consumo.