Peça essencial do Sistema Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura (PMC) é um documento de planejamento para orientar a execução da política cultural do município e deve ser elaborado e debatido em conjunto com a comunidade. O PMC tem validade de 10 anos, sendo o de Erechim vigente de 2015 a 2025. Com a necessidade de elaboração de novo plano para 2025-2035, a Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, com apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), promoveu no último mês, um ciclo de debates para elucidar o tema e buscar contribuições para a criação do novo plano através das setoriais.
A secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, comenta que foram oito encontros para elucidar dúvidas sobre o plano e buscar contribuições para a criação do novo documento através das setoriais. “A construção do Plano Municipal de Cultura leva em consideração as demandas levantadas nos debates, oriundas de cada setorial, como etnias, tradição e folclore; indústria, comércio e serviços; música; dança e teatro; audiovisual e arte digital, livro e literatura; memória e patrimônio histórico, artístico e cultural; artes visuais e artesanato; culturas populares e identidade e gênero”, explica. O novo documento será construído por eixos, como é o Plano Nacional. “Todas contribuições estão sendo sistematizadas, e estarão estruturadas, com objetivos, metas e ações de curto, médio e longo prazo”, pontua a secretária Carla.
Consulta Pública
Toda comunidade interessada por cultura está convidada para participar da Consulta Pública final, quando será apresentada toda sistematização de contribuições para o novo PMC, marcada para o dia 18 de dezembro, às 19 horas, na Câmara de Vereadores.
Texto e imagem: Ascom