O planeta Terra possui 97% de água salgada encontrada nos mares e oceanos, 2% formam as geleiras que são inacessíveis e somente 1% é de água doce.
Portanto, contamos apenas com 1% de água para nossa sobrevivência, e a cada dia esse pouquinho de água sofre ameaças, por falta de preservação. A vida depende da água e para cuidar deste bem natural tão preciso, Gaurama está desenvolvendo o projeto Semana Estadual da Água em todas as comunidades do interior do município.
O projeto está sendo desenvolvido pelo Governo Municipal através da secretaria de Saúde, Vigilância em Saúde e Programa VIGIAGUA. Conta com o apoio da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Emater e Corsan.
“No perímetro urbano, a Corsan faz a distribuição da água potável. No interior existem os poços e vertentes. Essa água é armazenada em Caixas que recebem o tratamento adequado. Temos uma empresa contratada que garante a qualidade da água, preservando assim, a saúde dos gauramenses”, enfatiza o prefeito Leandro Marcio Putton.
A especialista em saúde e bióloga da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Cláudia Santin Zanchetti, enfatizou os cuidados que se deve ter com a preservação da água. “A mata ciliar deve ser preservada para garantir água e água em abundância. As caixas devem ser vedadas, tratadas e as pessoas devem ter a consciência sobre a sua utilização. Precisamos saber como usar, para que não nos falte. Nessa mobilização pela preservação, a responsabilidade é de cada um”, afirma.
Na última semana foi realizada a atividade na Linha Quatro. Todas as atividades iniciam às 14h, no Centro Comunitário de cada comunidade. Os agentes de saúde estão entregando o cronograma. Confira:
Confira o Cronograma:
11/10/2019 – São Pedro
14/10/219 – Vila Jardim + Linha Duas + Rambo
15/10/2019 – São Marcos
16/10/2019 – São Roque
17/10/2019 – Linha Nove
18/10/2019 – Juventude
22/10/2019 – Grêmio Caçadorense + Linha sete