Confira o que pode se manter aberto em Gaurama

São os estabelecimentos considerados essenciais pelo Decreto nº 4.029/2020

Com o objetivo de conter o avanço do coronavírus e proteger os gauramenses, o Governo Municipal publicou o Decreto Nº 4.029/2020, estabelecendo medidas urgentes que deverão ser respeitadas por toda a população e uma delas é o fechamento do comércio e empresas do setor de serviços não essenciais, evitando que as pessoas circulem pela cidade. Além disso, qualquer tipo de evento será cancelado para evitar aglomeração de pessoas.

O Decreto traz também a relação de atividades consideradas essenciais para se manterem abertas neste momento

Confira:

I – Farmácias;

II – Supermercados e congêneres, tais como fruteiras, padarias e açougues;

III – Unidades de Saúde, Clínicas Médias e Estabelecimentos Hospitalares;

IV – Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniências, devendo ficar ventiladas;

V – Distribuidoras de Água, Gás e Distribuidoras de Energia Elétrica e Saneamento Básico;

VI – Clínicas Veterinárias em Regime de Emergência e para venda de rações e medicamentos;

VII – Serviços de Telecomunicações;

VIII – Órgãos de Imprensa em Geral;

IX– Serviços de Coleta de Lixo e Limpeza;

X – Serviços de Segurança Privada;

XI– Transporte Público e serviços de táxis e aplicativos;

XII– Estação Rodoviária, desde que respeitada a circulação e atendimento às questões de saúde pública, sendo vedada a comercialização de qualquer produto de consumo local;

XIII- Lavanderias e Serviços de Higienização;

XIV – Serviços de Tele Entrega;

XV– Serviços Laboratoriais;

XVI– Serviços Bancários, assim consideradas agências, postos bancários e agências lotéricas.

São consideradas atividades essenciais no serviço público, a Secretaria Municipal de Saúde; Unidade Básica de Saúde Dr. Marco Domenico Finochio e Secretaria Municipal de Obras Públicas e de Trânsito.

Para atender os gauramenses, todos os profissionais da saúde, servidores ou empregados da Administração Pública Municipal, bem como os prestadores de serviços de saúde, em especial aqueles com atuação nas áreas vitais de atendimento à população, serão convocados e irão trabalhar em regime de escalas conforme determinação das respectivas chefias.

Em tempos de coronavírus, o Governo Municipal está agindo para garantir a segurança e saúde da população. Todas as medidas cabíveis para deixar esse mal longe da sociedade gauramense será feita, porém, a população terá que fazer a sua parte.

O isolamento em casa nesse momento é essencial, pois evita o contágio da doença que está gerando muito sofrimento, seja pelos seus sintomas, ou pela morte dos entes queridos. Hábitos devem ser mudados até que se possa conhecer mais essa doença e para evitar a proliferação do vírus.

O coronavírus pode causar infecções respiratórias desde um simples resfriado até uma pneumonia severa. Isto vai depender de vários fatores como idade e imunidade. O tratamento para as doenças causadas pelo vírus, por enquanto, ainda é o de suporte, ou seja, o foco é o tratamento dos sintomas da infecção, como a febre e a tosse.

Para se proteger, atitudes como lavar as mãos com frequência, cobrir a boca e o nariz ao tossir/espirrar e manter distância de ao menos dois metros de pessoas que estejam tossindo ou espirrando, evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca, são essenciais.

O vírus é transmitido pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

    • gotículas de saliva;
    • espirro;
    • tosse;
    • catarro;
    • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Tratando-se de saúde, a prevenção é o melhor que podemos fazer!