O fim de semana foi muito especial para artesãos, artistas e empresários de food trucks, com a 1ª Feira de Artesanato e de Artes de Erechim e o 1º Festival de Food trucks, promovida pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo.
“A feira pra mim foi uma grande experiência, um momento de aprendizado de vivências, novas amizades, desafios e muita alegria”, comentou a expositora Elisa Bresolin.
O evento começou na sexta-feira (3) e terminou neste domingo (5), contando com 50 expositores de artesanato, artes plásticas, antiguidades, manifestações artísticas, cultura e tradições; e 10 food trucks comercializando diversos tipos de comidas, bebidas e lanches. A feira aconteceu na Av. Dom João Hoffmann, entre o Santuário N. Sra. de Fátima e a URI Erechim, integrando a programação dos 105 anos de Erechim.
“Vejo a Feira de Artesanato e Artes como uma ótima iniciativa que auxilia na divulgação e comercialização dos produtos artesanais, ao visitar os colegas verificava-se produtos de qualidade e feitos com muito amor. Quanto ao meu trabalho com resina, posso afirmar, que divulgou muito e, que abriu possibilidades para novas parcerias pois, muitas pessoas não sabiam que aqui em Erechim era confeccionado alguns destes produtos e ou onde poderiam procurar, e o mesmo acontece com outros artesãos. A feira ajuda e incentiva o artesanato a se manter. Parabéns a Prefeitura”, destacou a expositora Monica Kieling.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, comenta que o objetivo da feira foi fortalecer a economia criativa do município. “Com essa iniciativa, podemos preservar o artesanato local, transformando-o em mais uma opção turística, com um evento acolhedor e para toda família”, comentou o secretário.
A Jane Andreolla é professora e artesã, têm o Ateliê da Madeira, e destacou a importância da iniciativa. “Ficamos na expectativa de como seria a organização e aos poucos a Feira foi pegando forma. Forma de evento grande e foi!! Não visualizo a feira somente o comércio, mas a oportunidade de divulgar o meu trabalho, uma vitrine para mostrar a minha arte. É um momento de encontros e reencontros, de fazer amizades e também de aprendizagem. Muitas pessoas vivem do Artesanato e foi muito bom esse incentivo. Acredito que a comunidade aprovou a iniciativa pelo movimento de pessoas que circularam no local, conferindo as atrações. Era um evento para toda a família! Estamos todos de parabéns!! Então, por mais momentos como esses”, explicou Jane.
A Feira de Artesanato e Festival de Food trucks foi o espaço ideal para família, pois além da comercialização, também contou com brinquedos infláveis para crianças e três shows ao vivo com os músicos Renato Veloso e Eduardo Nunes Duo.
O vice-prefeito Flávio Tirello, agradeceu aos expositores pelo empenho e carinho com a comunidade. “Esse foi um evento pensado para os expositores, que nos responderam acolhendo e recebendo a comunidade de Erechim e da região com muito carinho, a prova disso é essa rua cheia de famílias aproveitando a feirinha”, destacou o vice-prefeito.
Por Assessoria de Comunicação