O município de Erechim segue avançado em diversas áreas com olhar atento ao lazer, seja para os cidadãos, seja para os animais que hoje integram às famílias Erechinenses. Para isso, a Prefeitura de Erechim, através da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) da Secretaria de Meio Ambiente, entregou à comunidade, no dia 30 de abril – aniversário de Erechim, a primeira etapa do Parque Pet e o Centro de Acolhimento e Proteção para Pets de Erechim.
Estiveram presentes ao ato de entrega o prefeito e vice de Erechim, Paulo Polis e Flávio Tirello; o secretário e a adjunta de Meio Ambiente, Cristiano Moreira e Carla Orso; o diretor da Diretoria de Bem-Estar Animal, Ricati Majewski; o presidente da Câmara de Vereadores, Fifo Parenti; secretários de Governo; vereadores; comunidade e imprensa.
Primeira etapa do Parque Pet
O espaço, que recebeu um investimento de R$ 1,6 milhão provenientes de recursos próprios da Prefeitura e do Fundo Municipal de Meio Ambiente. O Parque Pet será destinado à comunidade como um ambiente de convivência e bem-estar, em uma área de quase 7 mil metros quadrados, especialmente planejada para o lazer de animais de estimação e seus tutores.
Também no local está o Centro de Acolhimento para cães e gatos sem tutores que conta, neste primeiro momento, com canil, gatil, sala de banho e tosa, solário, pátio para recreação e banco de ração e utensílios. O local conta com espaço para abrigar cerca de 60 cães e 30 gatos. A iniciativa está alinhada com políticas públicas voltadas à promoção da qualidade de vida urbana e à valorização dos espaços públicos, além de refletir o compromisso do município com a causa ambiental e o bem-estar animal.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, este centro serve como um lar temporário para cães e gatos vítimas de maus-tratos ou abandonados, oferecendo acolhimento e cuidados essenciais até que encontrem um novo lar. “Na segunda etapa, são projetados ambulatório clínico e bloco cirúrgico para procedimentos de baixa complexidade e área administrativa, onde será instalada a Diretoria de Bem-Estar Animal”, disse Cristiano Moreira.
“Nossa intenção além de proporcionar bem-estar e saúde, é que o local sirva de vitrine para quem visitá-lo, interagindo com os cães e gatos e assim criando um vínculo afetivo e posteriormente, adotando os animais que estiverem disponíveis para serem integrados a sua família”, declara o secretário de Meio Ambiente.
Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis essa entrega é de extrema importância pois reflete o trabalho do Poder Executivo em atender essa demanda dos animais em situação de maus tratos e abandono, além de incentivar que as pessoas adotem esses animais e os tornem membros de suas famílias. “Temos um olhar atento para todas as áreas e, com os animais isso não poderia ser diferente. Poder realizar essa entrega que irá atender uma demanda urgente nos deixa extremamente felizes. Além disso, esse espaço foi pensado em cada detalhe para garantir mais qualidade de vida aos animais acolhidos e facilitar o processo de adoção responsável. Temos hoje um ambiente preparado, acolhedor e que vai nos permitir ampliar os atendimentos e campanhas de conscientização”, finaliza o prefeito de Erechim.
O Parque Pet está localizado na Rua Carlos Demoliner, entre o Senai e a Escola Lucas Vezzaro, Bairro Linho.
(Fotos: Karine Heller – Comunicação PME)
Por: SMGG Diretoria de Comunicação