O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU – Associação de Municípios do Alto Uruguai, realizou um repasse de 20 cobertores, para a Secretaria Municipal de Saúde do município de Charrua.
O presidente da AMAU e integrantes do comitê regional estiveram realizando uma visita à comunidade indígena do município, oportunidade em que dialogaram com os representantes locais sobre ações de prevenção e enfrentamento, que estão sendo adotadas pelo município, no intuito de minimizar os efeitos da epidemia do novo coronavírus.
O comitê tem adotado ações regionais, articuladas e integradas, no propósito que as ações sejam mais efetivas, eficazes e eficientes. Nesse sentido, de atuar em irmandade, o colegiado repassou vinte cobertores, que serão utilizados na ala Covid, que foi instalada junto a Reserva Indígena, para os pacientes que testarem positivo.
O município, em parceria com a comunidade indígena, implantou na Escola Indígena José Bonifácio, uma ala com 20 leitos, no sentido de realizar o isolamento dos casos positivos e, com isso, diminuir a disseminação do vírus, reduzindo a velocidade de contágio.
O material foi entregue pelo presidente da AMAU e prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Ceron, e pelo membro do comitê regional, Jackson Arpini para a secretária municipal de Saúde, Janete Gava Berengoski.
Para o presidente da AMAU, Mário Ceron, esta doação faz parte das ações que o Comitê Regional da AMAU tem trabalhado nos últimos meses para o enfrentamento da COVID-19, assim como outros insumos que já foram doados para os municípios. Neste momento de combate ao novo coronavírus, a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a pandemia.
O município de Charrua vem realizando um trabalho de prevenção e enfrentamento ao coronavírus, e nesse sentido todas os reforços são relevantes, considerando que na área de abrangência do município existe um Comunidade Caingangue, que requer atenção especial, pelas suas tradições e costumes, pontua Jackson Arpini.