A abertura da Safra da Uva 2018 será realizada nesta quarta-feira (10), dando início ao período de comercialização da fruta. A solenidade marcada para às 17h, será na propriedade da família de Adão Centenaro e Celso Nossal, localizada na Linha América, em Erechim.
Tradicionalmente realizada próximo aos parreirais, a solenidade contará com apresentações artísticas dos grupos folclóricos da cultura italiana de Erechim. Para a abertura, estão sendo esperados expositores e produtores rurais, representantes de entidades apoiadoras, bem como de autoridades locais e imprensa.
Neste ano, a venda da uva acontece junto à Feira do Produtor, em um espaço bastante conhecido da população. Além disso, fica na área central da cidade e, também, próximo ao terminal urbano, facilitando o deslocamento da comunidade.
O período de comercialização da uva será de cinco domingos consecutivos, iniciando em 14 de janeiro e encerrando em 11 de fevereiro, sempre das 14h às 19h. Para estes dias, estão programadas mateada, apresentações culturais e praça de alimentação, tudo com o intuito de que a população permaneça no local em um espaço de lazer, usufruindo dos produtos da agricultura familiar. O encerramento das ações está marcado para o dia 11 de fevereiro, com missa, às 19h, na Feira do Produtor.
A venda da uva também ocorrerá na tradicional festa da comunidade de São Brás, no dia 4 de fevereiro, com programação que terá almoço, missa e chegada dos cavalarianos.
O espaço de comercialização contará com 30 expositores que disponibilizarão aos consumidores, uva e derivados, artesanato, embutidos, panifícios, produtos de queijaria e flores.
Em reunião, na última semana, que contou com a participação dos vitivinicultores, foi estipulado o valor de comercialização da uva para este ano. O preço definido para venda varia entre R$ 3 a R$ 4 o quilo, o mesmo praticado no ano anterior.
A expectativa, segundo o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Leandro Basso, é de que a venda da uva seja igual ou superior a do ano passado, cerca de 30 a 40 toneladas da fruta. Além disso, Basso espera que circulem pelo espaço aproximadamente 3 mil pessoas a cada domingo.
“Esse trabalho reflete na autoestima dos produtores que se sentem valorizados pela sua atividade. O consumidor também tem acesso aos produtos de qualidade direto do agricultor, além de ser um incentivo da cultura italiana, ” comenta o secretário.
Abertura da Safra 2018
10/01 – 17h Linha América – propriedade da família Centenaro/Nossal
Comercialização da uva
14/21/28 de janeiro – 14h às 19h – Feira do Produtor
4/02 – 14h às 19h – Feira do Produtor
04/02 – Festa na comunidade de São Brás
11/02 – 14h às 19h – com missa de encerramento – Feira do Produtor