Visando à atualização em termos de escrita, mais um grupo de profissionais e estudantes de diversas áreas está participando, desde segunda-feira, 11, do Curso da Nova Ortografia da Língua Portuguesa, uma promoção da URI Erechim, haja vista a obrigatoriedade da nova ortografia desde 1º de janeiro de 2016.
O curso de extensão – ministrado por Cássio Lucas sob coordenação da professora Lúcia Balvedi Pagliosa – tem duração de 20 horas e está sendo realizado de forma intensiva até sexta-feira, 15. Os conteúdos abordam as alterações e uso do alfabeto, das regras de acentuação gráfica, do trema e do hífen, bem como outros tópicos correlatos. No primeiro encontro, os participantes já tiveram contato com conteúdos essenciais para melhor compreensão do que mudou, realizando exercícios práticos para consolidar o aprendizado.
O mais recente Acordo Ortográfico, cujo texto oficial foi assinado por países lusófonos em 1990, entrou em vigor, no Brasil, em 2009, com um prazo de adaptação de 4 anos, que foi prorrogado por mais 3 anos. Em janeiro de 2016 a nova ortografia entrou em plena vigência, passando a ser a única forma correta de escrever em língua portuguesa.
Nesse contexto, há uma preocupação, por parte dos usuários da modalidade escrita da língua, em escrever de forma correta, seja para produzir textos diariamente ou mesmo para participar de concursos que exigem domínio das novas regras da ortografia. Além desse curso intensivo, que está em sua 7ª edição, a URI Erechim promoveu, desde 2009, diversas atividades sobre o tema, tais como palestras, oficinas e minicursos.