Teve início na manhã desta terça-feira (20), em Erechim, a campanha Poste Limpo. A iniciativa, desenvolvida pela Associação dos Provedores de Internet do Sul (InternetSul), conta com apoio da Câmara de Vereadores, da Prefeitura, da Rio Grande Energia (RGE), operadoras de telecomunicação, Defesa Civil e Força Voluntária, e tem como objetivo padronizar as fiações em postes, a fim de diminuir a poluição visual com a retirada de cabos e fios inutilizáveis e tornar a cidade mais limpa e segura. O “Dia D”, como foi chamada a implementação do projeto modelo, foi realizado nas ruas Itália e Porto Alegre, e contou com a presença de diversas autoridades municipais que acompanharam o início da execução.
Programa que serve de modelo
No início da atual legislatura, a Câmara já tratava sobre o assunto: em 2021, foi aprovado e sancionado o projeto de lei de autoria da vereadora Sandra Picoli (PCdoB) que tornava obrigatório o alinhamento e retirada de cabos e fiação em desuso, além de sugerir a elaboração de um projeto piloto semelhante ao programa Poste Limpo.
Erechim é a primeira cidade do Rio Grande do Sul a adotar esta iniciativa inovadora e necessária, e, embora o projeto esteja apenas em estágios iniciais de realização, outros municípios já mostraram interesse em replicar a ideia, segundo a InternetSul. Para o presidente do Poder Legislativo, vereador Serginho Bento (PT) a campanha Poste Limpo tem potencial para servir de modelo a todo estado. “É um projeto importante, que além de melhorar o visual de nosso município, acresce também na segurança, já que vemos muitos fios e cabos soltos nas ruas. A Câmara se orgulha de participar desta iniciativa feita a várias mãos e que certamente servirá de modelo para outros locais”, afirma.
Projeto gradual
Neste primeiro momento, o projeto modelo será executado na Rua Itália, entre o entroncamento da rótula com a Rua Aratiba até o frigorífico da Aurora; e na Rua Porto Alegre, entre as ruas Alemanha e José do Patrocínio. Gradualmente, a campanha Poste Limpo será realizada em uma rua diferente a cada três meses, e seguirá o padrão exigido (GED 270), melhorando a colocação de cabos de fibra ótica, fiação da iluminação pública e da concessionária, além de recolher cabos e fios em desuso.
Por Assessoria de Comunicação/com informações da Prefeitura de Erechim