Colheita do milho chega a 68% da área plantada no RS

Aberta oficialmente na terça-feira (27), em evento realizado na Agropecuária Canoa Mirim, no município de Santa Vitória do Palmar, na região Sul, a colheita do milho avançou pouco na última semana. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (29), a atividade chega a 68% da área implantada no Rio Grande do Sul.

Na região de Erechim, colheita chegou a 90% da área.

Segundo a publicação, o preço baixo preocupa, principalmente em função da proximidade do vencimento dos financiamentos de milho no final de março.

A produtividade obtida na região de Frederico Westphalen é de 6.330 kg/ha, representando redução de 23% em relação à expectativa inicial. E na de Ijuí a colheita segue mais lenta, conforme a maturação das lavouras. As cooperativas e os cerealistas estão se programando para receber o produto até o início de março, quando as instalações destinadas ao recebimento de grãos serão direcionadas à cultura da soja. A produtividade ainda mantém grande variabilidade, destacando-se o município de Cruz Alta, onde as lavouras apresentam as maiores produtividades. Em Três Passos e Tenente Portela, ocorreram reduções de produtividade devido à incidência de doenças, em especial estria bacteriana.

O valor médio pago aos produtores pela saca de 60 quilos, conforme o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, teve redução de 0,08%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 52,14 para R$ 52,10.

 

 

ematermilho