O 8 de junho é dedicado aos citricultores. A celebração da data também é motivo de comemoração para o município de Aratiba, segundo maior produtor de laranjas do Rio Grande do Sul. A produção de frutas é importante segmento do agronegócio de Aratiba e a Administração Municipal tem se empenhado para incentivar além da modernização e maior produção dos atuais, também a implantação de novos pomares.
Atualmente são 154 produtores cadastrados junto a Secretaria Municipal da Agricultura, que produzem uma área de 500 hectares, sendo 390 hectares de laranja e ao menos 26,5 hectares de bergamota.
A produção de laranjas em média é estimada em 30 toneladas por hectares. Entre os produtores, 110 atuam em áreas de até 3 hectares. O município tem ainda o maior produtor individual do Estado, com 150 hectares de área cultivada.
A Secretaria da Agricultura atua com diversos programas de fomento ao setor. “Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais esta cadeia de produção, que gera emprego e renda no campo e impacta significativamente a economia de nosso município”, enfatiza o secretário da Agricultura, Joarez Miechuanski.
Conforme o prefeito Gilberto Hendges, a Administração Municipal vem atuando com o programa de incentivo ao setor, Aratiba + Citrus. O objetivo é incentivar a implantação e expansão racionalmente das áreas de citros; subsidiar e incentivar tecnologias de adubação e manejo dos pomares; aumentar a produtividade dos pomares já existentes e a serem implantados e promover o desenvolvimento integrado da citricultura associadas a outras atividades.
Outro programa da Secretaria da Agricultura busca subsidiar em 50% a aquisição de mudas e a aquisição de insumos, como calcário corretivo de acidez de reação imediata e fonte de cálcio e enxofre.
Por Assessoraria de Comunicação