O Consórcio Público Intermunicipal da Região do Alto Uruguai (CIRAU) realizou, na segunda-feira, 27, a primeira assembleia ordinária de 2023, sob o comando do presidente Beto Bordin, prefeito de Jacutinga, na sede da AMAU em Erechim.
Vários temas foram abordados, como a deliberação quanto à alteração do Estatuto do consórcio, para incluir a receita do Imposto de Renda Retido na Fonte pelos municípios como uma das fontes de recursos do CIRAU; definições do Grupo de Trabalho a respeito da usina asfáltica, prestação de contas do exercício financeiro de 2022, além do ingresso de novos municípios, fora da AMAU, no consórcio.
Barão de Cotegipe e São Valentim ingressaram no CIRAU, totalizando 34 municípios, e três não são do Alto Uruguai: “o trabalho desenvolvido pelo consórcio vem despertando o interesse de outros municípios ingressarem. Agora somos 34, com a entrada de Boa Vista das Missões e Jaboticaba. Isso demonstra na prática, o trabalho que vem sendo desenvolvido, que acaba trazendo economia aos cofres públicos, garantido mais recursos para outras áreas”, comenta Beto Bordin.
A prestação de contas do exercício 2022, feita pelo presidente Beto, mostrou que através do consórcio, os municípios obtiveram uma economia de R$ 56 milhões: “essa economia é oriunda das tomadas de preços que fizemos, o que garante adquirir insumos, máquinas, serviços e equipamentos, com valor mais baixo”, pontua o presidente.
Há seis anos, o CIRAU passava para uma série de dificuldades, com grande déficit, e com trabalho sério e perene, chega em 2023, com superávit com todas as contas em dia e sem restos a pagar: “com a união de todos, transformamos o CIRAU numa ferramenta eficiente, com resultados sociais, economia para os municípios e que conta com a chancela do Tribunal de Contas”, salienta Beto Bordin.
Foi tratado também a contrapartida dos municípios para construção e instalação de locais para estacionamento de bicicletas, água quente para o chimarrão, água para os ciclistas e população em geral nos 32 municípios da AMAU: “Chama-se ‘Estação de Hidratação’ e tem recursos viabilizados via Credenor através da Consulta Popular”, disse o presidente.
Também foi reforçado o Grupo de Trabalho do CIRAU, para viabilizar o funcionamento da usina asfáltica do município de Ipiranga do Sul, que mantém convênio com o consórcio.
Por Assessoria de Comunicação