Cidade da Cultura na Frinape 2024: uma celebração das conexões que transcendem o tempo

A Frinape 2024 trará à comunidade de Erechim uma experiência cultural única por meio da Cidade da Cultura, um espaço que celebra a união entre as gerações e as tradições locais com o tema “Conexões que Transcendem o Tempo”. A proposta é criar um ambiente de diálogo e aprendizado mútuo, onde o respeito e o legado cultural se manifestam através de atrações diversas, que vão desde música, arte e teatro até workshops interativos, todos voltados para valorizar as relações que resistem à passagem do tempo.

 

PÓLO DE CULTURA: UM ESPAÇO PARA TODOS

O Pólo de Cultura, que se transforam na Cidade da Cultura, foi planejado para integrar diferentes gerações em um ambiente que explora a transmissão de saberes e costumes. No 1º andar, os visitantes poderão desfrutar de apresentações de música, dança e teatro no palco principal, além de contar com dois restaurantes típicos, oferecendo o melhor da gastronomia regional.

Outros espaços do Pólo de Cultura incluem a Sala Conectando Gerações, onde a importância das relações intergeracionais ganha vida. Ali, oficinas, atividades interativas e rodas de conversa estimulam a troca de histórias e conhecimentos entre pessoas de diferentes idades. Já a Sala Multiuso abrigará uma variedade de atividades, incluindo palestras, mostras, exibições audiovisuais e workshops. Com essa programação, a sala se torna um centro dinâmico de cultura e conhecimento.

 

EXPOSIÇÕES DE ARTE E CRIAÇÃO COLETIVA

A Sala de Artes Visuais será dedicada à exposição “Com o que eu me conecto”, reunindo trabalhos de artistas locais. Nela, o público poderá apreciar pinturas, esculturas e fotografias que exploram a temática da conexão entre o indivíduo e suas raízes. Artistas como Maria Paula Giacomini, Carolina Zimmer, Ka Anirak (Karina Rocha de Oliveira Garcia), Guilherme Circus (Guilherme Augusto Garcia), Marcela Alvares Maciel, Mayane Bueno, Harrysson de Carli Testa e Maria Emilia Botini estarão presentes com suas obras. Em um convite à participação, a sala também abrigará uma tela colaborativa, onde os visitantes podem pintar juntos, criando uma obra coletiva que representa a diversidade cultural de Erechim.

 

PROGRAMAÇÃO NO 3º ANDAR: AUDITÓRIO DE SHOWS E ESPETÁCULOS

O auditório no 3º andar do Pólo de Cultura será palco de shows de rock, apresentações instrumentais e espetáculos teatrais, com atrações voltadas para todas as idades. A programação inclui o aguardado show do lendário Nei Van Soria, que celebra seus 40 anos de carreira, e uma apresentação especial da banda Rosa Tattooada, trazendo o rock gaúcho para o público da feira.

 

FENAMATE: A CULTURA DA ERVA-MATE E O CHIMARRÃO SOLIDÁRIO

A cultura da erva-mate ganha um espaço especial na Fenamate, onde o público poderá conhecer mais sobre essa tradição por meio de apresentações musicais e rodas de chimarrão no Palco Varanda.

Entre as atrações, destacam-se o show de Joca Martins e Juliana Spanevello, que ocorrerá ao entardecer em uma roda de chimarrão com transmissão virtual, criando um momento de integração, por meio da roda de chimarrão virtual, transmitida ao vivo para conectar gaúchos de todas as partes do mundo em uma celebração da cultura e identidade regional. O espaço também receberá diversas apresentações musicais de estilos variados como Rock, Música Popular, Música eletrônica, Piano e Música Sertaneja.

Durante todo o evento, os visitantes são convidados a trazer suas cuias para participar do Chimarrão Solidário, cuja contribuição de R$ 2,00 será destinada a uma entidade assistencial de Erechim, unindo lazer e solidariedade em uma experiência única.

ALDEIA MEDIEVAL E ATIVIDADES DIVERSAS

Uma das atrações mais aguardadas é a Aldeia Medieval, que ocorrerá na área externa do Pólo de Cultura no dia 23 de novembro. A comunidade será incentivada a participar trajada com vestimentas típicas da época, promovendo uma grande interação cultural e intergeracional. A aldeia oferecerá atividades como jogos, oficinas de arqueirismo, dança medieval, apresentações de bardos e artesanato, onde as tradições antigas se encontram com o público moderno em um ambiente de convivência.

Na área externa, apresentações de bandas marciais de toda a região trarão um show de ritmos e tradições. Também estão programadas uma tarde com programação especial para a terceira idade e para pessoas com deficiência, reafirmando o compromisso da Frinape com a inclusão. No dia 20 de novembro, feriado nacional do Dia da Consciência Negra acontecerão atividades com apoio do Grupo MENE-Movimento Negro de Erechim. Além disso, será oferecido um espaço para a confecção de origamis no Pólo de Cultura.

 

FINANCIAMENTO, PATROCINADORES E PARCERIAS

A Cidade da Cultura conta com financiamento do Pró-Cultura RS LIC (Lei de Incentivo à Cultura), que é um mecanismo de fomento indireto que oferece benefício fiscal para as empresas que patrocinem os projetos culturais aprovados. São patrocinadores desta edição do evento Cavaletti S/A Cadeiras Profissionais, Gasparin Cereais, Dheytecnica Indústria de Máquinas, Ervateira Picolo Badalotti (Cristalina), Zinpão Indústria de Alimentos; Ampla Indústria Metalúrgica Ltda. e apoiadores como SESC, ICBA Instituto Cultural Bota Amarela de Erechim, 15ª Coordenadoria Regional de Educação, URI Erechim, IFRS Campus Erechim, SENAC Erechim, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, entre outros. Essas entidades contribuem para viabilizar a programação rica e inclusiva do evento, reforçando seu papel na valorização da cultura e do aprendizado intergeracional.

 

UMA PROGRAMAÇÃO DE IMPACTO PARA TODAS AS IDADES

Com expectativa de mais de 100 atrações e 1.500 artistas, a Cidade da Cultura promete superar as edições anteriores em diversidade e alcance. O evento acolherá cerca de 3.000 alunos de escolas da região, que participarão de oficinas e espetáculos especialmente programados para estimular a criatividade e fortalecer a relação com a cultura local. Estudantes de diversas escolas da rede pública e particular de ensino de Erechim foram incentivados a criar origamis que farão parte da ambientação da Cidade da Cultura, promovendo uma sensação de pertencimento e integração com o evento.

 

CONEXÕES DE GERAÇÕES E O FORTALECIMENTO DA CULTURA LOCAL

Com o objetivo de reforçar os laços entre passado, presente e futuro, a Cidade da Cultura na Frinape 2024 promove uma programação que engloba a troca de saberes e a celebração das raízes culturais de Erechim. A estrutura montada permite que as gerações se conectem em um ambiente acolhedor e educativo, onde o aprendizado e o respeito ao próximo são incentivados por meio de atrações culturais, encontros interativos e apresentações artísticas.

Para a Comissão Organizadora, que tem na coordenação Sandra Mariga Bordini, a Cidade da Cultura não é apenas uma atração da Frinape, mas um verdadeiro compromisso com a preservação e a valorização da herança cultural. “A proposta de conexão entre gerações reflete o que é essencial para nós: fortalecer os vínculos entre as pessoas e manter viva a história e as tradições que formam a identidade de nossa comunidade”, destaca Sandra.

Com atrações que passam pela aldeia medieval, exposições de arte e shows que misturam tradição e modernidade, a Cidade da Cultura é um convite para todos os que desejam vivenciar o melhor da cultura gaúcha e regional na Frinape 2024.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA CIDADE DA CULTURA NA FRINAPE 2024

15 de Novembro

  • 9h30 – Abertura da Feira com Participação Musical de Fábio Weber – Abertura Oficial da Feira
  • 13h30 às 17h30 – Contação de história: “A lenda da erva mate” com Laura de Lima – Palco Varanda – Fenamate
  • 14h – Apresentação “Nossa história, nossas raízes” pelo Grupo Avanti – Palco 1º andar
  • 14h30 – Banda Marcial de Jacutinga – Área Externa
  • 15h – Espetáculo “As Gineteadas do Valente – Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles” pelo Grupo TIA – Palco Varanda – Fenamate
  • 15h – Abertura da exposição de artes visuais – Sala de Artes Visuais
  • 16h30 – Show da Banda Vitrola Rock – Palco Varanda – Fenamate
  • 17h30 – Oficina de Dança Flamenca com Thaís Virgínia (La Sol Flamenco) – Sala Multiuso
  • 18h30 – “Poesia em Movimento – Uma Experiência Cenopoética” pelo Grupo TIA – Externo
  • 19h – Palestra “Genealogia e Cidadania Estrangeira” com Eduardo Luis Trierveiler – Sala Multiuso
  • 19h30 – Show da Banda Holy Kingdom – Palco 1º andar
  • 19h30 – Show com Fábio Weber – Palco Varanda Fenamate

16 de Novembro

  • 13h30 às 17h30 – Contação de história: “A lenda da erva mate” com Laura de Lima – Palco Varanda – Fenamate
  • 14h – Oficina “Pintura de Paisagem” com Maria Paula Giacomini – Sala de Artes
  • 14h – Intervenção “Cidade que escuta” pelo Coletivo Sinfonia da Cidade – Sala conectando gerações
  • 14h às 18h – Oficina “A cidade que se escuta” com Coletivo Sinfonia da Cidade – Sala conectando gerações
  • 15h – Expressão oral sobre leitura e escrita com Suélen Ferranti – Sala Multiuso
  • 16h – Apresentação do Trio IA – Palco 1º andar
  • 16h – Show Overtones Banda – Palco Varanda – Fenamate
  • 18h – Grupo Folclórico Polonês de Erechim (JUPEM) no palco – Palco 1º andar
  • 19h – Show com Joca Martins e Juliana Spanevello – Palco Varanda – Fenamate
  • 20h30 – Show da Banda Vitrola Rock – Palco 1º andar

17 de Novembro

  • 13h30 às 17h30 – Contação de história: “A lenda da erva mate” com Vitória da Anunciação Chaves – Palco Varanda – Fenamate
  • 14h – Workshop de Teatro com Michel Zanin Zonin (Trema) – Sala Multiuso
  • 14h30 – Performance de dança por Prof. Élida e Prof. Jéssica, do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel – Palco 1º andar
  • 15h – Recital da Classe de Violinos do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel – Palco 1º andar
  • 16h – Opereta Radiofônica “A Noiva do Condutor” por Coral Infanto Juvenil do CRAS de Paulo Bento – Palco Varanda – Fenamate
  • 16h – “Divertidança” com Ritmia Saúde em Movimento – Palco 1º andar
  • 17h15 – Banda Marcial de Itatiba do Sul – Área Externa
  • 18h30 – Bate-papo intergeracional com Influenciadores digitais – Palco 1º andar
  • 19h30 – Show Nativista com Quarteto Coração de Potro – Palco Varanda – Fenamate

18 de Novembro

  • 14h – Espetáculo “O Cavaleiro e o Dragão do Tempo” pelo Grupo Ueba Produtos Notáveis – Palco 3º andar
  • 14h – Banda Marcial de Coxilha – Área Externa
  • 14h – Atividade Cultural Princesa Polonesa da Frinape – Sala conectando gerações
  • 14h – Palestra “Você no controle: como criar o futuro dos seus sonhos” com SEBRAE – Sala Multiuso
  • 14h30 – Atividade Cultural Princesa Alemã da Frinape – Sala conectando gerações
  • 15h – Leitura Literária: “Acolhe, encanta e promove” (contação de histórias infantis) pelo Instituto Oportuniza – Sala Multiuso
  • 15h – Oficina “Sinfonia em games” pelo Coletivo Sinfonia da Cidade – Sala conectando gerações
  • 15h – Banda Marcial de Marcelino Ramos – Área Externa
  • 19h30 – Espetáculo “O Cavaleiro e o Dragão do Tempo” pelo Grupo Ueba Produtos Notáveis – Palco 1º andar
  • 19h30 – Palestra e lançamento do livro “A chuva passa ao lado” por Vilson Fornazieri – Sala Multiuso
  • 20h30 – Show da Banda Atria – Palco Varanda – Fenamate

19 de Novembro

  • 14h – Apresentação “Era uma vez” com Festejar – Palco 1º andar
  • 14h – Palestra “Escreva seu legado: transforme suas vivências em um livro” por Jussarina Almeida Olesinski – Sala Multiuso
  • 14h – Oficina de Pintura Infantil com Tinta Guache por Carolina Zimmer – Sala de Artes
  • 14h – Banda Municipal de Centenário – Área Externa
  • 14h – Atividade Cultural Princesa Nativa da Frinape – Fenamate
  • 14h – Atividades Culturais das Princesas da Frinape – Sala conectando gerações
  • 14h30 – Oficina de Pintura Infantil com Tinta Guache por Carolina Zimmer – Sala de Artes
  • 14h30 – Atividade Cultural Prenda da Frinape – Fenamate
  • 15h – “RAPSódia para Nise da Silveira” com Grupo Multi-instrumentista da Saúde Mental – Palco 1º andar
  • 15h – Oficina de criatividade com Harrysson de Carli Testa – Sala de Artes
  • 15h – Banda Marcial de Charrua – Área Externa
  • 15h30 – Mágica com Jeff Prates – Palco Varanda – Fenamate
  • 18h30 – Banda Escolar da EMEF Paiol Grande – Área Externa
  • 19h – Show da Banda Back Bone – Palco Varanda – Fenamate
  • 20h – “Nei Van Soria – 40 anos de carreira” com Nei Van Soria – Palco 3º andar
  • 21h – Show com Fábio Gaiteiro e Amigos – Palco Varanda – Fenamate

20 de Novembro

  • 13h30 às 17h30 – Contação de história: “A lenda da erva mate” com Vitória da Anunciação Chaves – Palco Varanda – Fenamate
  • 13h30 – Apresentação com Caio Gaiteiro – Palco Varanda – Fenamate
  • 14h – Atividade Cultural Princesa Afro Frinape – Sala conectando gerações
  • 14h – Café com Leitura pela AEL (Academia Erechinense de Letras) com participação dos Conselheiros da Cidade da Cultura – Sala Multiuso
  • 14h30 – Dança e Cultura Afrobrasileira com GDC afro MENE – Palco 1º andar
  • 15h – “Um sopro de Poesia” – recital de poesia e acordeón com Eduardo Bicca e Renan Goulart – Palco Varanda – Fenamate
  • 16h – Oficina de Capoeira – Povo de Angola com Mauricio Antunes de Oliveira – Palco Varanda – Fenamate
  • 16h30 – Show Overtones Banda – Palco 1º andar
  • 18h30 – “Roda de Saia” com Luciara Batista & Roda de Saia – Palco Varanda – Fenamate
  • 19h – Consciência Negra e a Cultura hip-hop com Ka Anirak (Karina Rocha de Oliveira Garcia) – Sala de Artes
  • 20h – Show da Banda Rosa Tattooada – Palco 3º andar
  • 20h – Cine-debate “Que cara tem uma mãe” com Bruna Todeschini – Sala Multiuso
  • 20h30 – Apresentação acústica de Alex & Jean na voz e violão – Palco 1º andar
  • 20h30 – Show com Arisson e Bruno – Palco Varanda – Fenamate

21 de Novembro

  • 14h – Espetáculo “As fantásticas aventuras de um Menino que lia Livros” (com acessibilidade em audiodescrição e libras) pela Destemperados Produções Culturais – Palco 1º andar
  • 14h – Atividade Cultural Princesa Israelita – Sala Multiuso
  • 14h30 – Show com Rodrigo Soltton – Palco 3º andar
  • 14h30 – Banda Marcial de Estação – Área Externa
  • 15h – Oficina de Graffiti com Guilherme Circus e Guilherme Augusto Garcia – Sala de Artes
  • 15h – Banda Marcial Municipal da Escola Caras Pintadas – Área Externa
  • 15h – Atividade Cultural Princesa Italiana – Sala Multiuso
  • 15h30 – Roda Viva com ADAU – Palco Varanda – Fenamate
  • 15h30 – Banda Marcial de São Valentim – Área Externa
  • 19h – Show com Rodrigo Soltton – Palco Varanda – Fenamate
  • 19h – Palestra “Caminhos da Índia: Fotografias e Narrativas” com Mayane Bueno e Mauane Haushahn Bueno – Multiuso/Miniauditório
  • 19h – Banda Marcial da Escola Sidney Guerra – Área Externa
  • 19h – Show da Banda Back Bone – Palco 1º andar
  • 20h – Lançamento do Documentário do EJA SESC Erechim – Sala Multiuso
  • 20h30 – Show da Banda Atria – Palco 1º andar
  • 20h30 – Show com Arisson e Bruno – Palco Varanda – Fenamate

22 de Novembro

  • 14h – Oficina literária de criação: “Tome um café… em conto te conto” com Angela Aparecida dos Santos Trierveiler – Sala Multiuso
  • 14h – Banda Marcial da EMEF Jaguaretê – Área Externa
  • 14h30 – Banda Marcial da EMEF D. Pedro II – Área Externa
  • 15h – Banda Escolar Cristo Rei – Área Externa
  • 15h30 – Banda Marcial de Santo Antônio do Palma – Área Externa
  • 18h – Show com Valkiria Rovani – Palco 1º andar
  • 18h – Banda EMEF Othelo Rosa – Área Externa
  • 19h – Show Freeway Power Trio – Palco 1º andar
  • 20h – Show da Banda Rosas – Palco Varanda – Fenamate

23 de Novembro

  • 10h – Contação de história com Maria Emilia Botini – Sala de Artes
  • 10h às 20h – Aldeia Medieval – Externo
  • 13h30 às 17h30 – Contação de história: “A lenda da erva mate” com Fernanda Bierende – Palco Varanda – Fenamate
  • 15h – Banda Musical Quatro Irmãos – Área Externa
  • 19h – Show Freeway Power Trio – Palco Varanda – Fenamate

24 de Novembro

  • 13h30 às 17h30 – Contação de história: “A lenda da erva mate” com Fernanda Bierende – Palco Varanda – Fenamate
  • 14h – Espetáculo “Lampião e Maria Bonita” pelo Mosaico Cultural – Palco 1º andar
  • 15h – Show da Banda Holy Kingdom – Palco Varanda – Fenamate
  • 16h – Festejo “Corsários Inversos” com Mosaico Cultural – Externo
  • 17h – Show com Fábio Gaiteiro e Amigos – Palco Varanda – Fenamate
  • 19h – Show DC Project Live – Palco Varanda – Fenamate

Essa programação diversa da Cidade da Cultura promete oferecer uma experiência completa e interativa para visitantes de todas as idades, com atrações culturais, oficinas e apresentações musicais em uma celebração vibrante na Frinape 2024.

Por Assessoria de Comunicação

culturaFrinape