Ciclone no Atlântico traz vento e frio intenso para o Rio Grande do Sul

Terça-feira pode ter temperaturas negativas ou próximo de 0ºC

Um grande ciclone extratropical identificado no Atlântico, nesta segunda-feira, já está influenciando as condições do tempo em parte da América do Sul, e promete trazer frio e vento ao Estado.

Segundo a Metsul, a terça-feira vai começar muito frio e com geada na esmagadora maioria das cidades gaúchas. A maior parte dos municípios terá mínimas perto de 0ºC ou negativas. As mínimas nos Campos de Cima da Serra podem cair a -5ºC ou -6ºC.

Em Porto Alegre, pode amanhecer com temperaturas de 4ºC a 5ºC na estação oficial do Jardim Botânico, mas em bairros do Sul da cidade pode fazer até 2ºC ou menos.

A tendência é o mar ficar muito agitado com ressaca nas praias por ondas de até 2,5 metros a até 4 metros nos litorais gaúcho e catarinense, segundo aviso da Marinha. A ressaca atingirá ainda a costa do Sudeste do Brasil.

Segunda-feira com rajadas de vento de até 70 km/h

Mesmo distante do Sul do Brasil, a grande espiral de nuvens, associada ao ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico a Leste da Argentina, Uruguai e o Sul do Brasil, traz vento para o Rio Grande do Sul nesta segunda. O vento sopra com rajadas de 40 km/h a 70 km/h no Sul e no Leste gaúcho com maior intensidade na faixa costeira. A estação de Tramandaí anotava rajadas de 62 km/h no final da manhã de hoje.

O ciclone ainda impulsiona ar seco e frio de alta pressão para o Estado, um reforço de ar polar. Como é comum em ciclones, as menores mínimas ocorrem no Noroeste e no Norte do Estado. Foi o que fez a temperatura descer na madrugada desta segunda a -2,4ºC em Soledade; -1,2ºC em Espumoso; e -0,2ºC em Santa Rosa.