Erechim está recebendo o mais importante evento do setor do Sul do Brasil, o 24º Ciclo de Palestras sobre Citricultura promovido pela Emater/RS-Ascar, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim.
Abertura Oficial
Depois de um dia de palestras que envolvem o cultivo de citros, análise setorial e perspectivas, estratégias e controles, novas variedades e práticas de manejo, a Abertura Oficial aconteceu no início da noite de quarta-feira (28), o Salão de Atos da URI Erechim.
Representando o Poder Executivo, o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, falou da alegria de receber um importante evento no município. “Sabemos que a citricultura tem um potencial muito grande aqui no Alto Uruguai e serve como renda para 1.200 produtores”, comentou. Flávio ainda destacou a parceria do Governo de Erechim com os produtores, impactando na qualidade de vida do meio rural, na produção de renda e nos produtos que serão comercializados pelos produtores, como em feiras, mercados, como para merenda escolar, que em Erechim passa dos 90% vindos da agricultura familiar, entre outros.
“Nosso Governo, vem incentivando as mais diversas formas de diversificar a pequena propriedade, garantindo isso com programas permanentes de incentivo. Por exemplo, através do Programa Porteira A Dentro, que tem foco de dar atenção as propriedades rurais, com serviços como vala de silagem, proteção de fontes e manutenção de propriedades. Já são mais de 500 propriedades que receberam serviços desse programa e além disso, 8 mil mudas de citros distribuídas aos produtores rurais erechinenses em dois anos”, destacou o vice-prefeito Flávio Tirello.
Homenagens
A solenidade também contou com homenagens pelos relevantes serviços prestados na Citricultura para o assessor técnico da Câmara Setorial de Citricultura da Seapi, engenheiro agrônomo Paulo Lipp e ao produtor de citros João Batista Griebler.
Segundo dia
Neste segundo dia de evento, (29/06) pela manhã, acontece visita técnica no município de Aratiba, com abordagens de sistematização, implantação e manejo de pomares jovens.
O evento conta também com patrocínio de Sicredi UniEstados, Cresol Centro-Sul RS/MS, Uniprime, CECAFES, Kesoja, Cooperval, Agronomia URI Erechim, Tecnovin, Top Formaturas, Viveiro Mondini, Viveiros Weber, Viveiro Naldo Rosário do Sul e apoio do SEBRAE.