A chuva, embora possa ser localmente forte e volumosa, não será suficiente para trazer maior impacto na estiagem. A previsão da MetSul é de chuva na esmagadora maioria das cidades gaúchas entre hoje (14) e amanhã, entretanto, os volumes vão variar muito de um ponto para o outro. Assim, o que pode se esperar com a instabilidade entre hoje e amanhã será alívio pontual em diferentes setores do Rio Grande do Sul.
A MetSul Meteorologia reforça o alerta que tem um risco muito elevado de ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul. Há possibilidade de algumas tempestades fortes a severas que têm potencial de causar danos. A maior preocupação é o risco de vendavais localizados que podem ter rajadas localmente intensas.
A instabilidade ao avançar no decorrer do dia sobre uma atmosfera muito aquecida vai formar nuvens muito carregadas. Em setores isolados, há probabilidade de algumas tempestades de maior severidade com risco de granizo e vento, mas a maior preocupação é com vendavais. Instabilidades fortes que coloca fim às ondas de calor no verão costumam trazer mais vento do que granizo.
Por Metsul