Cerca de 500 mulheres participaram do 23º Encontro da Mulher Rural Erechinense, neste domingo (4), sediado na comunidade Capo-Erê, e alusivo às comemorações do Dia Internacional da Mulher. O evento foi promovido pela Prefeitura e Emater/RS-Ascar. Uma programação marcada por Celebração religiosa, confraternização e lazer. Participaram da abertura do evento, o secretário municipal da Agricultura e Abastecimento, Leandro Basso, representando o prefeito Luiz Francisco Schmidt, a secretária da Cidadania, Linir Zanella, o gerente adjunto do Escritório Regional da Emater /RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo, a assistente técnica regional Social da Emater/RS-Ascar, Nádia da Rosa, o chefe do Escritório Municipal de Erechim, Walmor Gasparin.
Também deram as boas-vindas as participantes, o presidente da comunidade Armenio Casagrande e sua esposa Sirlei, Inecy Anzolin, representando Grupo de Mulheres de Capo-Erê, Ivan Blaskiewiez, representando a comunidade, a presidente da Associação das Mulheres Rurais, Claudete Córdova, Adilson Szady, do Sutraf, entre outros.
O secretário Leandro Basso ao cumprimentar as mulheres destacou a importância delas na sociedade, na família e nas gerações. “As gerações têm muito a ensinar uma a outra”. “A mulher é uma criatura capaz de distribuir felicidade, entusiasmo, coragem, confiança e alegria”. Também agradeceu as parcerias e a Emater na dedicação e persistência na realização dos encontros das mulheres rurais.
O gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Marcos Gobbo parabenizou às mulheres, agradeceu a prefeitura e as demais parcerias, bem como todos que se envolveram na realização e organização do evento. “Esse é um dia de refletir, mas também é um dia festivo e de valorização das conquistas”. Gobbo destacou a importância da mulher no contexto familiar e da sociedade.
O evento também contou com uma benção especial do bispo diocesano Dom José Gislon, além do momento espiritual com a equipe da comunidade.
As extensionistas Nádia da Rosa e Melania Tesser apresentaram um resgate das edições dos encontros da mulher rural que iniciou em 1996, sediado na comunidade de Jaguaretê, que comemora sua 23ª edição promovendo o crescimento e o desenvolvimento da mulher rural. Outro momento marcante do evento foi o show artístico com o Grupo de patinação Rei das Rodas.
A programação festiva prosseguiu à tarde com o show humorístico BADIN, gincana entre os grupos de mulheres e dança de integração.
Uma das atrações foi o show com o grupo de patinação O Rei das Rodas.
A programação festiva prosseguiu com almoço de integração e dança.
A secretária da Cidadania Linir aproveitou a oportunidade para convidar às mulheres a participarem do evento Ação Cooperada 100 anos de Erechim, que acontecerá no dia 10 de março, à tarde na Praça Jaime Lago.