Um grupo de alunos de Apae de Gaurama esteve no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre), nesta quarta-feira (10/04), onde visitou o Horto de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares instalado no local. Os estudantes estavam acompanhados da educadora social Adriane Lisecki, da assistente social Adriane Bergamon e da fisioterapeuta Soraia Francescon. Também acompanhou o grupo a extensionista rural social do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Gaurama, Ana Ferrari. O grupo foi recebido por extensionistas e pela coordenadora do Cetre, Rosaine Baldissera.
Eles receberam orientações sobre as plantas e a metodologia didática (relógio do corpo humano, boneco fitoterápica e espiral). No local, os jovens puderam tocar, cheirar e sentir as plantas. O grupo também participou de uma prática na unidade didática, repassada pelas extensionistas Rosangela Montepo e Sandra Palavicini.
A Apae de Gaurama atende a pessoas com deficiência intelectual e múltipla dos municípios de Gaurama e Viadutos. De acordo com a assistente social Adriane Bergamon, a entidade desenvolve ações nas áreas de assistência social, saúde e de educação. A Apae também desenvolve ações de preparação para a vida e para o trabalho. Neste sentido, é realizada oficina prática na sede da entidade que conta com o relógio das plantas medicinais.
A extensionista da Emater/RS-Ascar Ana Ferrari observou que a Apae procurou a Instituição para parceria para implantação do horto medicinal no educandário.
Curso
A Emater/RS-Ascar ministra o curso de Plantas Medicinais, aromáticas e condimentares, tendo o Horto de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares instalado no local como uma das práticas da capacitação.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim