O Centro de Inovação e Tecnologia de Erechim (CIT) realizou, na tarde de quarta-feira (12), no Polo de Cultura do Parque da ACCIE, o Pitch Day e selecionou cinco empresas para iniciar o programa de incubação. Na ocasião, também houve o Encontro de Inovação, com o objetivo de cocriar novos projetos na área do turismo e saúde.
Estavam presentes o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, a secretária de Saúde, Eclesan Palhão, o presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, o diretor do CIT, Fabrício de Oliveira, o diretor do Departamento de Ambientes de Inovação, Everaldo Daronco, o coordenador do Programa Inova RS, Leandro Nascimento, e instituições parceiras, como Sebrae, URI e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Erechim).
Empresas selecionadas
As empresas selecionadas e que serão chamadas para iniciar o processo de Incubação são: 1) Lav Ute 1000 – Cristiano Vitorino; 2) Organo Process – Claudio Camargo; 3) Cambuí Online – Natanael dos Santos; 4) App de Locação de Trajes – João Pedro Gamin; 5) App de Doces Artesanais – Rafael Simoni.
Fomentar ecossistema de inovação
O diretor do Centro de Inovação e Tecnologia, Fabrício de Oliveira, parabenizou os projetos selecionados e disse que a proposta do CIT é estruturar o ecossistema de inovação transformando ideias em negócios. “O CIT veio para fazer algo diferente”, disse ele.
Iniciativas da região
“O Encontro de Inovação apresenta iniciativas que já estão sendo realizadas na região e aplica a metodologia de Design Thinking para que, em grupos, os participantes apresentem os desafios e soluções para as duas áreas, neste caso turismo e saúde”, disse o diretor do Departamento de Ambientes de Inovação, Everaldo Daronco.
É necessário inovar
O presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, disse que a inovação é uma ferramenta importante para a empresa se manter no mercado e atrair bons profissionais. Além disso, ele destacou que a inovação está presente no dia a dia e contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Quatro pilares
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, disse que o CIT está trabalhando com quatro pilares principais compostos pelo Poder Público, iniciativa privada, academia (universidades e institutos) e entidades. “E é através deste formato e com estas parcerias que vamos conseguir estruturar a inovação no nosso município”, afirma o secretário.
Avanços da Saúde
A secretária de Saúde, Éclesan Palhão, falou sobre avanços significativos na área da saúde, por meio da inovação tecnológica. “Por exemplo, estamos reduzindo o uso de papel nos encaminhamentos de consultas especializadas, com a implementação de um novo sistema em que os pacientes não precisam mais comparecer, pessoalmente, na secretaria para agendar as consultas especializadas, tudo é feito de forma eletrônica entre secretaria e UBS de referência. Os próximos passos envolvem a transição dos encaminhamentos de exames para o formato on-line e a implantação da telemedicina”, explica a secretária.
Espaço criativo
O vice-prefeito, Flavio Tirello, disse que Erechim tem, depois de muito trabalho, o próprio Hub, espaço criativo, o Centro de Inovação e Tecnologia. “Este é um local voltado, totalmente, para incentivar novas ideias, gerar soluções, conexões, ter ambientes que estimulem a criatividade, que consigam integrar e permitir a interação de diferentes atores e agentes para consolidação do ecossistema de inovação”, disse o vice-prefeito.
Avaliadores
A banca avaliadora do Pitch Day do Programa de Incubação 2023 do CIT foi formada por Adriano Vanzetto (Staybox); Ederson Jara (GL Fibra); Darlan Dalla Roza (Accie);
Marcos Dalla Rosa (Kentech); Alaércio de Paris (IDEAU); Everaldo Daronco (SictRS);
Leandro Nascimento (Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS – SictRS); Tiago Poltronieri (Sicredi); Milton Resmini (Astrus Digital); Eduardo Angonesi Predebon (Instituto Federal – Campus Erechim).
Por assessoria de comunicação