O Curso de Medicina Veterinária da URI Erechim desenvolveu neste ano atividades de Fisiatria Veterinária no Centro Clínico da Universidade, localizado no Câmpus II. Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), por meio do projeto de pesquisa “Pista de Propriocepção para reabilitação de animais”, eles puderam receber tratamento auxiliar gratuito de fisioterapia com o uso da pista de propriocepção, construída junto ao Centro Clínico Veterinário.
O projeto contou com 16 pacientes caninos, de diferentes idades e queixas locomotoras, que chegaram ao local por encaminhamento de médicos veterinários parceiros. As atividades foram executadas pela bolsista Heloísa Chaves Tasca, aluna do Curso de Medicina Veterinária, sob orientação da Professora Daniela dos Santos Oliveira. O projeto contou, ainda, com a participação das treinees do Centro Clínico, as Médicas Veterinárias Daniele Fagundes, Amanda Fagundes e da especialista na área, também Médica Veterinária Joana Grando Moretto.
Os exercícios realizados nos animais tinham como objetivo estimular os reflexos, os quais dependem apenas de materiais simples que estimulam a propriocepção, como a pista para serem executados. A pesquisa avaliou o efeito da utilização da pista nos atendidos para reabilitação de processos locomotores.
Devido à literatura ainda insuficiente sobre propriocepção em animais, espera-se, com este trabalho, trazer para a comunidade acadêmica e para os médicos veterinários, suporte técnico embasado na pesquisa sobre os resultados das fisioterapias proprioceptivas no desenvolvimento de quadros ortopédicos. Com isso, demonstrar a funcionalidade e eficácia da pista de propriocepção e seus exercícios quando associados no tratamento de determinadas enfermidades, garantindo, assim, acesso ao auxílio terapêutico para os animais, de forma gratuita.
Desse modo, o Centro Clínico Veterinário da URI, compreendendo a relevância social e de suporte à saúde animal que representou este projeto, irá manter a atividade ofertada de exercícios proprioceptivos em caráter voluntário na Instituição, visando manter a prestação de auxílio comunitário.
Por Ascom