Na manhã desta quarta-feira (16), no Espaço Cooperar da Sicredi UniEstados, a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Administração, realizou a apresentação do projeto arquitetônico do futuro Centro Administrativo Municipal.
Estiveram presentes o prefeito e vice de Erechim, Paulo Polis e Flávio Tirello; a secretária e adjunta de Administração, Izabel Ribeiro e Aline da Costa (gestora administrativa do Centro); o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Alves Bento; o coordenador de Gestão de Contratos; Jonathan Medeiros (gestor técnico do Centro); consultores da Fundação Instituto de Administração (FIA), responsável pela elaboração do projeto; vereadores; secretários de Governo, servidores públicos; integrantes do Conselho de Parcerias Público-Privadas; representantes de entidades, empresas e imprensa.
Em um projeto arquitetônico de cinco pavimentos, sendo dois subsolos e área de terraços, a construção tem previsto um conceito corporativo com espaços abertos, sustentabilidade, resolutividade, modernidade, atendimento humanizado, acessibilidade e arborização. No local, ficarão alocadas todas as secretarias de Governo com suas áreas administrativas. As Unidades Básicas de Saúde e escolas permanecem nas suas estruturas. Já a Secretaria de Educação planeja-se ser instalada na antiga Fundação Cotrel, ficando somente a parte administrativa do Gabinete da pasta no novo Centro.
Serviços de qualidade com economicidade e eficiência
Conforme explica o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o objetivo com o futuro Centro Administrativo é oferecer às pessoas serviços de qualidade, com economicidade e eficiência. “Esse é um sonho para a cidade de Erechim que estamos dando os primeiros passos. Por isso temos que valorizar todos aqueles que se dedicaram incansavelmente para tirar o Centro Administrativo do papel. O terreno já é nosso e isso já é uma grande conquista”, disse Paulo Polis, lembrando que o local possui uma área de 10 mil metros quadrados.
O prefeito também destacou que o Centro Administrativo representa além da dimensão da economicidade de recursos públicos, e vai trabalhar, também, com a lógica de assertividade dos serviços públicos, rapidez e agilidade. “Precisamos andar na velocidade que o mundo está exigindo e o Centro Administrativo vem ao encontro do que precisamos”, comenta o prefeito.
Para a secretária de Administração, Izabel Ribeiro é um sonho que está se tornando realidade. “Além de estar como gestora da pasta de Administração, sou funcionária de carreira da Prefeitura de Erechim há mais de 20 anos e poder ver o Centro Administrativo sendo consolidado nos faz ter a certeza de que essa gestão pública está no caminho certo. O Centro Administrativo irá gerar muita economia aos cofres públicos. Mas não é só isso. Poder unificar todas as gestões administrativas das secretarias de Governo em um único lugar trará mais qualidade e eficácia aos serviços prestados, além de beneficiar diretamente a população de Erechim”, observa a secretária.
Conforme o prefeito, a construção do Centro Administrativo é um projeto para as próximas décadas. “Este é o primeiro passo, e muito importante, porque vamos, gradativamente, subir degrau por degrau, subir um e consolidar, subir outro e consolidar, para que lá no final, na assinatura do contrato para a construção do Centro, tenhamos segurança e não deixemos passivos para outros gestores”, finaliza o prefeito Paulo Polis.
Próximos passos
A partir de agora o projeto será encaminhado para a equipe técnica do Tribunal de Contas. Até novembro a FIA apresenta a modelagem econômico-financeira e jurídica. Após, o Centro Administrativo será tema de Audiência Pública para posterior licitação. Vale destacar que o prazo para a construção da obra, após assinatura de contrato com a empresa vencedora da licitação, será em média de 18 a 24 meses.
Por Assessoria de Comunicação