CEJA celebra conclusão do Ensino Fundamental por 42 estudantes

Cerimônia de formatura celebra a superação e a persistência de jovens e adultos que retomaram os estudos em Erechim.

Na noite desta quarta-feira (9), o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Professora Helena Terres Bonorino (CEJA) promoveu uma emocionante homenagem aos 42 estudantes que concluíram o Ensino Fundamental. O evento contou com a presença de familiares, amigos, professores, equipe diretiva e representante da Secretaria Municipal de Educação.

A cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro pelo Coral do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel, sob a regência do maestro Gleison Wojciekowski. Em seguida, o coral encantou o público com duas apresentações musicais que trouxeram ainda mais emoção ao momento.

Durante a solenidade, os discursos reforçaram a importância da perseverança na retomada dos estudos e do compromisso com a educação ao longo da vida. A diretora do CEJA, professora Rute Blazejuk Imlau, destacou que o momento é de “alegria, reconhecimento e, acima de tudo, de gratidão”, incentivando os formandos a seguirem em frente na busca por novos conhecimentos.

A Chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Educação, Vivian Destri, ressaltou a relevância do trabalho realizado pela escola, reconhecida como referência na modalidade de EJA na região norte do Rio Grande do Sul. Em sua fala, valorizou também o apoio dos familiares e pessoas próximas aos estudantes, reforçando a importância do acolhimento e do incentivo durante a trajetória educacional.

Representando os concluintes, a estudante Daniela Teresinha Ferreira fez um agradecimento especial, relembrando os desafios e conquistas ao longo do percurso escolar. “A conclusão do Ensino Fundamental é uma etapa significativa, mas apenas a primeira de muitas que ainda virão. Levaremos conosco não apenas um certificado, mas lembranças, amizades e a certeza de que nunca é tarde para seguir nossos sonhos”, afirmou.

Para encerrar a cerimônia, o estudante Aderson Alves, esposo da concluinte Pâmela da Silva Vasconcelos, emocionou os presentes com uma reflexão musical ao interpretar a canção “Viva a Vida”, de Felipe Duran, celebrando a superação e a esperança de todos os formandos.

Por  SMEd PME