Casos de dengue preocupam e chegam a 42 em Passo Fundo

Os casos de dengue seguem em uma crescente alarmante em Passo Fundo. A Uirapuru conversou nesta quinta-feira (30) com a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de Passo Fundo, Ivânia Silvestrin, que informou ter 42 casos de dengue contraídos na cidade. O número dobrou em uma semana, alertando as autoridades do município. Conforme Ivânia, os casos se concentram no bairro Vila Luiza e Centro.

De acordo com a chefe do núcleo, várias pessoas aguarda o resultado do exame e o número de casos já pode ser bem diferente no dia seguinte. Ivânia explica que os bairros com mais incidência recebem há dias ações intensas de combate ao mosquito, com aplicação de inseticida no entorno das casas onde os moradores residem, seguindo o protocolo definido pelo Ministério da Saúde.

Os outros bairros com positivações da dengue são o Petrópolis, Santa Maria, Vera Cruz, Leonardo Ilha, Santo Antônio da Pedreira, Santa Marta, Boqueirão e Rodrigues. Os principais sintomas da doença, causada por um vírus, é a febre alta, dor nos olhos, mal estar, falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo. Quem apresentar estes sintomas deve procurar uma unidade de saúde. Além disso, existem os testes rápidos, disponíveis em farmácias e laboratórios particulares, onde as pessoas podem procurar e ter o diagnóstico de forma mais ágil. A especialista destaca que os sintomas são parecidos com os da covid-19, mas pacientes relatam sentir dores ainda mais fortes na dengue.

Fonte: Rádio Uirapuru