Foi confirmado nesta segunda-feira, 12, o primeiro caso de dengue em 2024 no município de Aratiba. O morador, um homem, que reside na parte central da cidade, já está tendo os devidos cuidados e a Secretaria da Saúde, assim como a Administração Municipal, destacam que todas as medidas preventivas já estão sendo tomadas.
O secretário da Saúde, Rogério dos Santos, destaca que não há motivo para pânico no momento, mas é preciso, de acordo com ele, estar alerta. “Precisamos que a população redobre os cuidados, faça vistoria em suas casas e elimine qualquer ponto que possa acumular água. Se cada um fizer sua parte, vamos controlar a doença e a proliferação do mosquito transmissor”, pede ele.
A Administração Municipal vem realizando sucessivas vistorias das residências através das Agentes de Combate à Endemias, que atuam em parceria com a Secretaria da Saúde para levar informação à população, além de identificar possíveis pontos de água parada. O pedido também é para que potes de flores, pneus e garrafas entre outros objetos que possam acumular água, sejam constantemente vistoriados e mantidos ao abrigo da chuva, assim como limpezas constantes em calhas das casas.
O calor aliado a condição climática de chuvas, traz ambiente propício ao desenvolvimento do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue além da chikungunya e zyka. “Todos precisamos estar atentos o tempo todo. Somente juntos vamos eliminar o mosquito e por consequência a doença”, completa Rogério dos Santos. Mais informações podem ser solicitadas diretamente na Secretaria da Saúde.
Por Assessoria de Comunicação