O G1 e o blog Repórter Farroupilha, lançaram no início deste ano de 2024 um concurso que irá eleger, através de votação popular e online, a “Mais Bela Cachoeira do Rio Grande do Sul”. A Cascata do Tigre, localizada no interior do município de Machadinho, esteve entre as 24 cascatas analisadas e agora concorre ao título, juntamente com mais nove pontos turísticos do estado que possuem relação com a natureza e quedas d’agua.
Conforme o G1 a seleção dos atrativos, foi analisada por quatro jurados ligados ao turismo gaúcho: Claudia Mara Borges, diretora de Turismo da secretaria de Turismo do RS; Amanda Bonotto Paim, coordenadora de Turismo do Sebrae RS; João Augusto Machado, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-RS); e Jorge Azevedo, guia de turismo. O designer gráfico Fabiano Furtado participou da seleção com a identificação de 24 cascatas com acesso público.
- Cachoeira da Mulada, em Caxias do Sul
- Cascata das Andorinhas, em Rolante
- Cascata do Caracol, em Canela
- Cascata do Chuvisqueiro, em Riozinho
- Cascata da Pedra Branca, em Três Forquilhas
- Cascata Perau do Facão, em Arvorezinha
- Cascata Picada Verão, Sapiranga
- Salto Ventoso, Farroupilha
- Cachoeira do Tigre, em Machadinho
- Salto do Yucumã, em Derrubadas
A Cascata do Tigre, identificada no concurso como Cachoeira do Tigre é um dos pontos turísticos mais visitados em Machadinho. Localizada a 8 km do centro da cidade, o lugar apresenta uma natureza exuberante e encantadora. O espaço conta com uma trilha ecológica de aproximadamente 200 metros, que leva o visitante a acompanhar a queda d’água. O espaço possui quiosque com venda de bebidas e sorvetes para que o turista possa descansar e apreciar o som dos animais aliado à vista da natureza. Há também churrasqueiras para momentos de confraternização entre amigos e familiares. Um grande diferencial da Cascata do Tigre é que uma caverna, situada debaixo da queda d’água, proporciona uma vista por baixo do véu de água da cascata.
Fonte: Destaque News