Pouco mais de uma semana após as eleições municipais, a composição do novo governo Polis e Flávio já está sendo trabalhada nos bastidores do palácio municipal. O prefeito Paulo Polis, reeleito com mais de 50% dos votos válidos, afirmou em seus primeiros pronunciamentos que um novo governo se inicia a partir de 1º de janeiro de 2025.
Com o êxito nas urnas de alguns secretários que concorreram a vereador, as mudanças não se restringirão apenas ao legislativo, mas também ao executivo, onde alterações serão feitas no alto escalão. O processo de transição do atual para o novo governo será liderado pelo presidente do MDB, Edgar Marmentini, e pelo vice-presidente Carlos Polis. Marmentini, por estar inserido no governo e ocupar uma secretaria estratégica, lidera a transição por dentro do palácio. Já Carlos Polis, que atua como interface com o setor empresarial da cidade, será responsável por conduzir este processo com um olhar externo. Carlos é o braço direito e homem de confiança do prefeito nesta transição.
Apesar das especulações quanto aos nomes que deverão assumir as pastas a partir do próximo ano, a transição trabalha com cautela e analisa nomes para manutenção ou trocas pontuais. A expectativa é que até meados de novembro todos os secretários estejam definidos.
Enquanto alguns ensaiam uma responsabilidade que não têm no processo de transição, Marmentini e Carlos trabalham intensamente ouvindo lideranças dos partidos que fazem parte da base governista para a composição do novo governo Polis e Flávio.