A tradição gaúcha vai ganhar novos caminhos a partir deste domingo, dia 27 de julho, com a primeira ação da Caravana do Rodeio da Querência, em Cruzaltense, no Salão da Capela Santo Antônio, com início às 9h45min. O projeto tem como objetivo levar oficinas culturais gratuitas e vivências típicas da cultura do Rio Grande do Sul para comunidades de quatro pequenos municípios da região: Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Jacutinga e Campinas do Sul.
Durante quatro meses, a Caravana realizará uma ação mensal em cada um dos municípios, sempre aos fins de semana, com atividades culturais iniciando pela manhã e seguindo até as 16h. A proposta é democratizar o acesso à arte, à cultura e às tradições gaúchas, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo integração, aprendizado e valorização dos costumes regionais.
As ações serão realizadas em locais como CRAS, ginásios ou clubes comunitários, visando facilitar o acesso da população local. Além disso, o projeto conta com estrutura pensada para garantir a acessibilidade, incluindo a presença de assistentes de produção atuando como monitores para pessoas com deficiência e uma intérprete de libras disponível durante toda a programação.
Durante o dia, o público poderá participar de diversas oficinas culturais, que serão realizadas simultaneamente e quantas vezes forem necessárias, de acordo com a demanda. As oficinas oferecidas são:
- Culinária Típica Gaúcha
- Escola do Chimarrão
- Declamação e Cultura Gaúcha
- Dança Gaúcha de Salão
- Laço Comprido e Encilha
Como parte da vivência cultural, será servido gratuitamente o tradicional arroz de carreteiro, preparado durante a oficina de culinária, para os participantes e integrantes da Caravana.
Para encerrar o dia com chave de ouro, haverá apresentações culturais com as Invernadas Artísticas do CTG Rodeio da Querência e o Grupo Vocal Querência e Canção.
Todas as atividades serão realizadas por membros do próprio CTG. Eles levarão para as comunidades o conhecimento adquirido ao longo dos anos dentro da entidade, reforçando o espírito de compartilhamento, pertencimento e valorização da cultura tradicionalista.
Além do compromisso com a difusão cultural, o projeto se preocupa com a inclusão social e acessibilidade. As atividades foram planejadas para atender pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual, contando com apoio técnico, estrutura adaptada e linguagem acessível. A ideia é fazer com que todos possam vivenciar essa experiência única com conforto, segurança e acolhimento. Um verdadeiro convite para celebrar a identidade gaúcha e construir laços por meio da arte e da tradição.
A Caravana do Rodeio da Querência é um Projeto realizado através do EDITAL SEDAC nº 29/2024 PNAB RS – CULTURAS POPULARES. Tem como proponente o CTG Rodeio da Querência. O Financiamento é do Pró-Cultura RS – Secretaria da Cultural do Estado do Rio grande do Sul. Realização Cultura Viva – Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução.