CAPS II completa 20 anos construindo histórias

Neste ano, o Centro de Atenção Psicossocial, CAPS II – Renascer, está comemorando 20 anos. Com uma caminhada de trabalho em prol das pessoas que apresentam sofrimentos psíquicos e transtornos mentais, a unidade busca oferecer tratamento humanizado priorizando a ressocialização e autonomia de seus usuários.

As unidades do CAPS surgiram em 2002, após a Reforma Psiquiátrica no Brasil, através da Lei Nº 10.2016/2011. A grande marca foi o fechamento gradual de manicômios e hospícios. No mesmo ano, o CAPS II – Renascer iniciou as atividades realizando atendimentos aos portadores de transtornos mentais e dependentes químicos, quando houve o desmembramento para Ambulatório de Saúde Mental e CAPS II. Neste momento, as equipes foram capacitadas através de Cursos Técnicos e visitas institucionais em hospitais que internavam pacientes psiquiátricos.

O CAPS II tem como missão o acolhimento de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, que necessitem tratamento e acompanhamento multiprofissional, disponibilizado pela equipe que o compõe atualmente, como psicólogos, psiquiatra, médico clinico geral, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro e técnicos de enfermagem, pedagogo, assistentes administrativos, oficineiros, zelador, motorista e guarda. Os atendidos desenvolvem atividades grupais e oficinas terapêuticas, com atendimentos individuais e familiares, assembleias, visitas domiciliares, consultas medicas e psiquiátricas, administração medicamentosa assistida, transporte de pacientes para realização de atividades, bem como atividades e eventos alusivos à sociedade, inserindo o usuário em sua comunidade. “Ressaltamos o trabalho da equipe multiprofissional em ação aqui em Erechim, através do matriciamento nas Unidades Básicas de Saúde e reuniões de equipe diárias buscando as melhorias necessárias”, comenta a coordenadora do CAPS II, Tais Regina Leite Camargo Duarte.

Na semana passada, a Equipe do CAPS II reuniu os usuários para comemorar a data de implantação. O evento aconteceu no Polo de Cultura da ACCIE, com acompanhamento de autoridades locais. “Ao belo momento de alegria, cabe-nos agradecer as parcerias que auxiliaram a construir nossa comemoração, como a ACCIE, a decoradora Maritânia Verones, ao Rafael Paiva Cielo na produção do vídeo, a fruteira Recanto das Frutas, ao Supermercado Caitá e a Ervateira Rei Verde, nosso agradecimento. Estamos diante de uma história de 20 anos e seguiremos construindo novos começos”, destaca a diretora de Saúde Mental, Juliana Deboni.