Cão de resgate dos Bombeiros, morre durante trabalho de buscas em Bom Retiro do Sul

Thayron era um dos três cães que vieram do Mato Grosso para auxiliar nos trabalhos de buscas após a enchente do rio Taquari

Morreu na manhã desta sexta-feira, dia 22, um dos cães que auxiliam os bombeiros nas buscas a desaparecidos após a enchente que atingiu o Vale do Taquari. O cão de busca Thayron, da raça Labrador, faleceu em um acidente durante os trabalhos de buscas que eram realizadas em uma área do interior de Bom Retiro do Sul.

Ele pertence ao Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, e desde o dia 11 de setembro, juntamente com outros dois cães – Maya e Bela, auxiliava no trabalho de buscas a vítimas que desapareceram na região do Vale do Taquari após o evento climático.

Em nota oficial, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) lamentou o falecimento do cão que possuía como condutor o subtenente Wanderson Tavares, e atuava na 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar (1ª CIBM), em Barra do Garças/MT.

Thayron era um cão de resgate, certificado a nível nacional, e possuía experiência em ocorrências em todo o Mato Grosso e em outros estados do país, atuando em grandes desastres, como de Brumadinho/MG e Petrópolis/RJ.

O cão tinha 5 anos de idade e era o único do CBMMT que possuía todas as certificações das provas oferecidas pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).

Certificações:

Rural
1. Odor Específico
2. Venteio Vivo
3. Venteio RM
4. RM Subaquático

Urbana
1. Venteio Vivo
2. Venteio RM

Operações nacionais:
Brumadinho – MG
Petrópolis – RJ
Rio Grande do Sul – RS

Fonte: girodovale.com.br