As candidatas do Concurso de Escolha da Rainha da Frinape 2024 participaram, no último sábado, 13, da segunda avaliação, que irá definir quem será a Soberana da Feira Regional Industrial e Agropecuária de Erechim, que acontece de 14 a 24 de novembro, no Parque da ACCIE. A maior feira multissetorial do norte do estado do Rio Grande do Sul é uma promoção e realização da ACCIE, com apoio da Prefeitura de Erechim.
De acordo com o regulamento, a prova escrita tem peso de 30% na composição das notas finais. Realizada no Pólo de Cultura, das 8h às 12h, a avaliação consistiu em quatro questões dissertativas sobre a história de Erechim, da Região do Alto Uruguai Gaúcho, das edições passadas da Frinape e da própria ACCIE. As questões foram baseadas em material de apoio, incluindo os Livros “Erechim – Retratos do Passado Memórias do Presente” e “ACCIE: 100 anos de história”, além de outras fontes bibliográficas.
Critérios de Avaliação
Os textos da Prova Escrita foram avaliados observando-se os seguintes critérios: Conteúdo: Relevância e argumentatividade, organização e progressão das ideias, clareza e consistência na expressão do ponto de vista, originalidade e autoria; Estrutura: Organização do texto conforme a tipologia solicitada, coerência e coesão entre orações, períodos e parágrafos; e Desempenho Linguístico: Adequação vocabular conforme a norma culta, convenções ortográficas, concordância, regência e pontuação.
Para garantir a imparcialidade, as candidatas sortearam pseudônimos com nomes de flores antes do início da prova. Os nomes reais foram lacrados em envelopes e entregues às fiscais, assegurando que as provas fossem corrigidas anonimamente.
Auditoria
Por volta das 16h, após a correção, os jurados entregaram as notas ao auditor do concurso, o Juiz de Direito Eduardo Marroni Gabriel, que lacrou os envelopes com os resultados, as provas e as identificações das candidatas. Esses envelopes permanecerão sob sua guarda até o Desfile de Passarela, agendado para 24 de agosto, quando o envelope com o resultado será aberto para a contagem final das avaliações.
Este momento contou com a presença da coordenadora da Comissão Social da Frinape 2024, Káren Brustolin, e pelas responsáveis pelo Concurso de Escolha da Rainha, Deunice Pezzin Fiebig e Denise Sponchiado, além das integrantes da Comissão Social, Sonia Balvedi Zakrzevski e Marcia Borges.
Presente Surpresa
Após a prova, as candidatas foram presenteadas com o livro “Mulheres de Erechim, no anonimato ou no palco, elas são ELAS, que valoriza a história de mulheres importantes para o desenvolvimento de Erechim. A obra é de autoria das valorosas escritoras Helena Confortin, Zeni Bearzi, Neusa Cidade Garcez, Maria Vanda Krepinski Groch e Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa. As jovens ficaram encantadas com o presente e expressaram sua gratidão pela iniciativa, que também leva a assinatura da Academia Erechinense de Letras.
Por Assessoria de Comunicação